PORTUGUÊS: Domínio da língua portuguesa é essencial para o mercado de trabalho

Prezados leitores, segunda-feira, dia 8 de janeiro, os diversos noticiários da televisão brasileira mostraram que a corrida pelas vagas em concursos públicos começou de forma avassaladora. Muitas pessoas buscam uma oportunidade nos concursos porque sabem que a segurança e a tranquilidade estão praticamente asseguradas.

Entretanto, os noticiários também enfatizaram uma pequena questão, extremamente importante, mas que não pode passar despercebida: as instituições públicas estão buscando profissionais para renovar seus quadros, porém o número de vagas diminuiu em relação aos anos anteriores.

Na prática, o mercado está sinalizando que, para se alcançar uma dessas vagas, o candidato deve ter um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Um diferencial que possa determinar a contratação de um em detrimento de outro. Segundo os especialistas, esse diferencial está, exatamente, no conhecimento da língua portuguesa.

Em processos seletivos, 40% dos candidatos são desclassificados por erros de português e dificuldades com a redação. Esse é um ponto importante porque em todos os concursos, independente do cargo pretendido, bons conhecimentos da língua portuguesa estão sendo exigidos cada vez mais.

Antes, num passado não tão distante, a exigência maior do português residia naqueles concursos nos quais os candidatos lidariam diretamente com o público. Por exemplo, trabalhar como atendente em calls centers. Hoje, do engenheiro ou do técnico em informática, para citar apenas dois exemplos, são exigidos bons conhecimentos do português, algo impensável até então.

De uma maneira geral, os erros com a língua são os mais comuns nas entrevistas de emprego e prejudicam muitos candidatos. Segundo as mais recentes pesquisas nessa linha, de cada dez, quatro são desclassificados nas primeiras etapas dos processos seletivos por não dominarem o português. E aqui estamos falando tanto de entrevistas orais quanto de testes escritos.

Por isso, caros leitores, desde o primeiro texto publicado no Trem das Gerais sobre português (já estamos no 118º), vimos enfatizando a importância de conhecer bem a nossa língua. E, hoje, de forma concreta, isso se materializa nas diversas provas para concursos, onde o domínio do português pode, com toda certeza, levar o pretenso candidato a alcançar uma vaga no serviço público.

Já na próxima semana retornaremos com nossas dicas e curiosidades sobre o português. Entremeadas com orientações sobre como estudar português, sem deixar que isso se torne algo maçante.

Então, meus amigos, até lá!

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “PORTUGUÊS”

Comentários

Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.