PORTUGUÊS: Aprenda como melhorar a sua gestão de tempo

Prezados leitores, nessa semana vamos abordar um tema extremamente importante para as nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal: gestão do tempo.

Foi mal na prova por que não teve tempo para memorizar as matérias? Esqueceu-se do prazo daquele trabalho da faculdade? Esqueceu-se de entregar o que seu chefe pediu por não conseguir se organizar e cumprir com os próprios compromissos? Acalme-se! Isso não acontece só com você, mas com muito mais gente do que se imagina. Inclusive, isso tem nome: má gestão de tempo.

Com uma vida agitada, repleta de afazeres e exigências, muitas pessoas erram e acabam abrindo mão de administrar corretamente seus dias e tornam os problemas verdadeiras bolas de neve, que apenas se acumulam, tornando a rotina maçante e estressante. E isso acontece basicamente por três motivos, segundo o maior especialista do Brasil em gestão de tempo, Christian Barbosa:

Sua gestão de tempo está caótica

Você assume compromissos que não pode cumprir e quando começa a realizar suas atividades diárias faz apenas pela metade. Assim, começa a se estabelecer o caos em sua rotina. Como você deixa tarefas menores minarem suas obrigações mais importantes, você abre mão de se aprofundar no que está estudando, de memorizar com eficiência o seu trabalho. Isso acontece porque prefere ir pelo atalho mais curto e ter o mínimo de tempo desperdiçado possível.

Porém, tudo o que consegue é acumular mais e mais afazeres, deixar seu dia desorganizado e mostrar-se incapaz de produzir no tempo em que determinado dever foi estabelecido.

Seu ambiente de estudo é desorganizado

E o que eu disse há pouco é visível no seu ambiente de estudo, na desorganização em que ele pode estar. Para constatar o que estou dizendo, basta parar um minuto e observá-lo. Provavelmente faltará limpeza, ordem, disciplina e até mesmo iluminação adequadas. Um ambiente relapso, pouco espaçoso e descuidado influencia a energia que você coloca nos estudos, afastando sua memória de você.

Na faculdade não é diferente. O descuido com a área de estudo torna-se perceptível na maneira em que você se comporta em sala de aula e como anota as coisas, como responde aos colegas e aos seus professores, deixando-o desestimulado, fatigado e apático.

Se você se identificou com cada um dos 3 exemplos que citei acima, saiba que é possível mudar sua forma de ver o mundo e administrar o tempo com responsabilidade e sabedoria. Para isso, será preciso algumas atitudes simples que provocarão mudanças extremamente significativas no seu cotidiano. Vou te dar 5 dicas para uma melhor gestão de tempo:

Pare de procrastinar

Um dos grandes problemas da atualidade. A procrastinação nunca esteve tão presente na vida de estudantes e trabalhadores quanto hoje no mundo globalizado. Com a vasta disponibilidade de conteúdo (especialmente na internet) e a cada vez mais rigorosa falta de tempo virou quase um lema dizer “depois eu faço”. E isso está minando sua capacidade intelectual (a energia que você investe nos estudos) e sua produtividade.

Por postergar seus compromissos para amanhã, adiando sempre que possível a hora de encarar suas obrigações, você atrasa todo o seu planejamento de estudo e se dedica apenas a fazer aquilo que acha fácil e divertido. O resultado não podia ser mais óbvio: matérias acumuladas, ansiedade e baixo rendimento nas provas.

Identifique suas prioridades

O primeiro passo para gerir seu tempo de maneira eficiente é estabelecer quais são suas prioridades. Foque sua atenção no que é realmente importante e demanda mais do seu tempo. Se você está estudando, concentre-se nas matérias que estão acumuladas e que terão o conteúdo cobrado nos próximos testes. Se você trabalha, analise as tarefas e obrigações que lhe foram delegadas e estabeleça uma hierarquia para evitar que você não ultrapasse o prazo de entrega e acumule compromissos e afazeres.

Planeje-se

Calcule o seu tempo de trabalho ou estudo. Por exemplo, estime quantas horas do dia você se debruçará sobre um determinado assunto. Liste todas as suas obrigações e monte uma checklist com tudo o que você precisa fazer. Elabore também um planejamento funcional e passe a segui-lo.

Nele, insira sempre os deadlines de suas tarefas para que se acostume com prazos, definindo os melhores horários em que você se sente mais capaz e produtivo. Lembre-se também de terminar o que começou, pois se deixar para continuar depois é possível que você ceda e procrastine.

Valorize a organização

Um ambiente de estudo ou trabalho desorganizado reflete muito sobre quem você é e como se porta frente as obrigações do dia a dia. Já citei o quanto esse desleixo com o seu espaço ao redor é prejudicial e reflete no seu comportamento. Antes de começar um novo dia reserve alguns minutos para colocar ordem em suas coisas e objetos pessoais.

Limpe sua mesa, organize suas gavetas, use marca textos e anotações para saber em qual página parou e padronize seus cronogramas e planejamentos para que nada fuja do seu controle. Com uma agenda organizada, seu tempo se torna mais produtivo e seu dia mais eficiente.

Estimule sua memória e a sua produtividade

Manter sua mente ativa também é importante quando se quer administrar o tempo de maneira eficaz. Concentre-se nas suas tarefas e estabeleça que não lhe interrompam ou atrapalhem enquanto você não tiver terminado. Isso aumentará sua capacidade de reter informações sobre determinado assunto, estimulando sua memória por manter o foco constante.

Entenda que o que leva a uma boa memorização são os estímulos corretos em alguém apto a fixar algo em sua mente. Isto é, alguém que esteja interessado, descansado e atento. Por isso, não abra mão de uma boa noite de sono para que você esteja recuperado de um dia maçante e esteja com todo o gás no dia seguinte.

Encontre tempo para cuidar de si mesmo

Minha última dica para você não poderia ser mais oportuna: relaxe! Uma vez que você aprendeu a lidar com a sua rotina de maneira eficiente e vê ela render frutos, separe um tempo para cuidar de si mesmo, distrair e se divertir. Lembre-se que descansar também tem hora! Afinal, o cansaço pode ser tanto físico quanto mental e você precisa renovar suas energias, exercitando-se e alimentando-se corretamente para manter-se produtivo.

Aproveite os finais de semana e saia com seus amigos e familiares. Vá à praia, saia para dançar, jogar, correr, namorar, ver algum filme do seu interesse ou faça alguma outra atividade que desligue sua mente da rotina e lhe ajude a relaxar.

Ao longo deste texto, apresentei maneiras simples e eficientes de gestão de tempo para que você aplique em sua vida pessoal e profissional. Porém, acima de tudo, espero que você tenha compreendido que acumular funções, não estabelecer uma rotina a se seguir e deixar-se absorver pelo excesso de tarefas só irá lhe consumir, prejudicando sua memória, seu desempenho e sua produtividade. Por isso, planeje-se antes de tudo!

Fonte: www.renatoalves.com.br

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Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.