PORTUGUÊS: Algumas dúvidas frequentes

Meu caro leitor, você já ficou em dúvida sobre usar essa ou aquela palavra ou expressão? Já? Então, que tal encarar algumas dúvidas que aparecem com alguma frequência quando usamos a língua portuguesa? E usar essas dúvidas para aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre a nossa língua?

Você acha isso legal? Então vamos a elas!

“Se você ver” ou “Se você vir”?

A confusão quanto ao uso dos verbos ‘ver’ e ‘vir’, no futuro do subjuntivo, é bastante comum. Lembre-se de que a conjugação adequada do verbo ‘ver’, nesse caso, ocorre conforme o exemplo abaixo:
Se você vir Marcelo, avise-me.

Já para o verbo ‘vir’, a forma correta é: Se você vier me visitar, ficarei muito feliz!

“Chamariz” ou “Chamarisco”?

Com o significado de “coisa que chama, que atrai” ambas as palavras são corretas. Por exemplo:
O vendedor está oferecendo um excelente brinde como chamariz/chamarisco.

“Aterrizar” ou “Aterrissar”?

As duas formas são consideradas corretas. Esta palavra deriva-se do vocábulo francês “aterrissage”. Veja os exemplos:
O avião aterrizou ontem à noite.

O piloto fez uma aterrissagem muito brusca.

“História”, “história” ou “estória”? – Quando a palavra estiver grafada com ‘H’ maiúsculo, refere-se à ciência. Exemplo: História Geral. “Estória” ou “história” (com ‘h’ minúsculo) referem-se à narração, conto. Exemplo: Meu avô contou-me uma história assustadora.

“Para” ou “Pra”?

“Pra”, “pro”, “pras” e “pros” são contrações de “para a”, “para o”, “para as” e “para os”. Ao escrever, devemos optar pela forma “para”, exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma “pra”.
Exemplos:
Viajei para o Japão ano passado (texto formal, escrito).

Fui pra casa da minha tia ontem (texto informal, fala).

“Distratar” ou “Destratar”?

“Distratar” significa não cumprir o trato, desfazer o que havia sido combinado. Por exemplo: Ele distratou o que havia combinado com sua esposa.

“Destratar” significa insultar, ofender, maltratar. Por exemplos: Ele destratou os colegas porque havia sido enganado por todos. Não destrate os animais.

Fonte: Site Só Português.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “PORTUGUÊS”

Comentários

Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.