O sopro essencial

Hoje, 6 de novembro, é aniversário de Adolphe Sax, o inventor de um dos instrumentos mais interessantes e complexos: o saxofone. Em 1840 ele inventou o primeiro sax e, em 1846, toda a família, que vai do soprano ao contrabaixo.

Hoje vou indicar a vocês algumas bandas e músicos que utilizam esse instrumento amado por muitos e odiado por todos aqueles vizinhos das pessoas que estão aprendendo a tocar. Como critério irei citar algumas bandas e artistas a partir de 1970 pra cá. Até porque falar de uma turma que tem expoentes do calibre de Charlie Parker e Jhon Coltrane é “chover no molhado”!

Então vamos lá! Ah, antes de aguçar os ouvidos com o sax, lembre-se que essa lista é apenas uma reunião de artistas e não leva em consideração critérios técnicos.

1 – Pink Floyd
A banda britânica mais conhecida do mundo, depois dos Besouros de Liverpool, utilizava o saxofone como instrumento importantíssimo em sua composição. Podemos ver isso na fantástica “Shine On You Crazy Diamond”. Uma curiosidade: um brasileiro de Curitiba, João de Macedo Mello, tocará, agora, com David Gilmour em sua turnê pelo Brasil. Um honra, né!?

2 – Supertramp
O Supertramp é outra banda que tem o saxofone como um dos carros-chefe. Ouça “The Logical Song”, um dos grandes sucessos da banda.

3 – David Bowie
A lenda David Bowie também adora um sax em suas músicas como podem ver em “Modern Love”.

4 – Dave Matthews Band
Essa é uma das bandas que eu mais ouço hoje em dia. O saxofone é instrumento fundamental no som dessa Jam Band americana.

5 – Damian Marley
O reggae é um dos estilos que mais se utiliza dos saxofones como instrumentos de solo. E um dos maiores nomes da atualidade é Damian Marley, filho da lenda Bob Marley.

Agora vamos para os nacionais!

6 – Los Hermanos
O Los Hemanos utiliza, na maioria de suas composições, o saxofone compondo um trio de metais. O instrumento é essencial para o estilo tocado pela banda.

7 – Kid Abelha
É conhecida por muitos como “a banda do cara do saxofone”, o que já mostra a importância do instrumento nas composições do grupo.

8 – Milton Nascimento
A MPB também utiliza muito o som do sax. E Milton Nascimento não dispensa essa sonoridade em seus shows. Na música “Travessia” o sax soprano se destaca!

9 – Tom Jobim
Outra lenda da música nacional (a primeira é o Milton Nascimento, não o Kid Abelha) que tinha apreço pelo sax. Nessa apresentação antológica, Tom convida Joe Henderson. É pra assistir chorando.

Se lembrarem de outras bandas que tenham o saxofone como instrumento fundamental coloquem aqui no comentário.

Grande abraço.

Comentários

André Luiz é publicitário, sócio fundador da Origami Propaganda, músico e um apaixonado pelo cinema. Viciado em páginas de Design e programas de culinária, mesmo sem saber aplicar nada na cozinha. Amante do futebol, tanto no campinho do bairro quanto nos grandes estádios, e das suas companhias: o "tira-gosto" e a cerveja.