MÚSICA: Pra quem quer abrir o leque!

Fala galera, depois de um bom tempo ausente volto ao Trem das Gerais pra falar um pouquinho de música com vocês.

Hoje resolvi compartilhar alguns sites, blogs, programas e canais do YouTube que me fazem conhecer e experimentar novos sons a cada dia. Temos nossas preferências musicais, nossas bandas preferidas e aquele som que ouvimos ao menos umas cinco vezes por semana. Mas eu tenho tido um prazer enorme ultimamente em conhecer novas sonoridades e me abrir a alguns estilos que antes me geravam alguma repulsa. Como é bom ser surpreendido com música boa e saber que a criatividade ainda está por aí nas esquinas e garagens do mundo.

Então vamos lá!

Uma página que adoro e que já tem bastante repercussão nacional é a Tenho Mais Discos que Amigos. Uma página super completa que, além de ser ótima fonte de informação sobre tudo o que rola no mundo estrelado da música, tem um espaço completo para as novas bandas e artistas do mundo “underground”. As listas de indicações são sempre ótimas e bem diversificadas, apesar de a página tender ao rock e suas vertentes. Só tome cuidado: é viciante.

Abaixo a página com as bandas indicadas no mês de maio:

http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2016/05/31/5-bandas-brasileiras-que-voce-deveria-conhecer-em-maio/

Indico agora um programa online de uma galera de Belo Horizonte que tem como objetivo fazer seleções musicais sobre um tema pré-determinado, o Invasões Bárbaras.

Os temas variam desde futebol até culinária ou algum acontecimento atual. O que mais me impressiona nesse programa é a variedade musical selecionada por seus criadores. Não é raro conhecermos bandas da Tunísia, do Congo e de outros países pouco conhecidos no mercado musical, tudo acompanhado por uma contextualização muito inteligente. O bom humor dos apresentadores ainda é um ponto a ser ressaltado, deixando o programa ainda mais prazeroso.

www.invasoesbarbaras.com.br

No YouTube tem um canal que, hoje, é meu maior fornecedor de música boa: o NPR. Mais precisamente “NPR Tiny Desk Concerts”. O canal consiste em uma apresentação de aproximadamente três músicas dos mais diversos artistas de todo mundo dentro de um ambiente que mais parece uma biblioteca. Além da grande variedade de artistas e estilos, que vão desde a ópera até o rock, passando por apresentações instrumentais e, muitas vezes, até teatrais, o carro chefe do programa é qualidade do som. Estou falando da qualidade do som captado. Não raramente conseguimos perceber claramente a respiração dos integrantes e a emoção transmitida em cada nota cantada. É de arrepiar!

https://www.youtube.com/playlist?list=PL1B627337ED6F55F0

Outro canal muito legal no YouTube é o KEXP. Além de shows ao vivo, o canal exibe um bate papo com os artistas (em inglês), o que nos faz aproximar mais intimamente de cada um.

A variação de estilos também é bem grande e as apresentações geralmente giram em torno de 30 minutos juntamente com as entrevistas.

https://www.youtube.com/user/kexpradio

Espero que gostem das indicações! 😀

Abra a cabeça e conheça coisas novas. Você só vai saber se gosta ou não depois de ouvir. Dê uma chance para as novidades.

Grande abraço!

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “MÚSICA”

Comentários

André Luiz é publicitário, sócio fundador da Origami Propaganda, músico e um apaixonado pelo cinema. Viciado em páginas de Design e programas de culinária, mesmo sem saber aplicar nada na cozinha. Amante do futebol, tanto no campinho do bairro quanto nos grandes estádios, e das suas companhias: o "tira-gosto" e a cerveja.