MÚSICA: Caetano Veloso, Milton Nascimento, Tom Zé e Jorge Bem aparecem em lista com as melhores músicas lançadas nos anos 70

Canções de artistas brasileiros lançadas na década de 1970 seguem ganhando reconhecimento da mídia especializada em outros países. O site norte-americano Pitchfork, focado em cobertura musical, divulgou no final de agosto uma lista com as 200 melhores canções setentistas – e quatro composições tupiniquins aparecem lá.

O baiano Caetano Veloso é quem ocupa a melhor colocação entre os brasileiros. A música “You Don’t Know Me”, que faz parte do álbum “Transa”, lançado em 1975, ficou com 73ª colocação. O mérito da canção, conforme a publicação, está na capacidade de traduzir o sentimento de perda imposta pelo exílio sofrido por Caetano durante a Ditadura Militar no Brasil.

Na 167ª colocação, a canção “Tudo que Você Podia Ser”, de Milton Nascimento, lançada em 1972 no álbum duplo Clube da Esquina, recebeu comparações com grandes nomes da música mundial como Beach Boys e Beatles.

Tom Zé é outro representante brasileiro e a sua composição “Doi”, lançada em 1976 no álbum “Estudando o Samba”, ficou 191ª posição.

Jorge Bem Jor, com a música “Taj Mahal”, lançada em 1972 no álbum “África Brasil”, fecha a lista dos artistas brasileiros na 196ª posição.

Só para se ter uma ideia da relevância dessa listagem, os músicos tupiniquins foram colocados ao lado de nomes como David Bowie, Pink Floyd, Neil Young, Michael Jackson, Marvin Gaye, Patti Smith, Fleetwood Mac, Joy Division, dentre outros artistas de grande importância para o universo musical.

Clique aqui e veja a lista completa.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “MÚSICA”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.