GASTRONOMIA: Uma receita com história

Uma amiga me disse que adora comidas que contam histórias, receitas que trazem a ela alguma curiosidade, uma novidade, algo de novo para acrescentar àquele prato que, por vezes, ela já conhece, mas não sabe a história por trás de sua criação.

Eu tenho uma quedinha por criações que nasceram do erro, do acidente, o inesperado que traz à vida um novo prato, uma nova experiência de texturas e sabores. A história de hoje é a do brownie, aquele bolo com bastante chocolate, meio biscoito, mas que é um pouco úmido por dentro, parece um bolo que não cresceu, às vezes tem nozes outras vezes não. E aí como ele surgiu?

Fui dar uma pesquisada para saber se a história que me contaram procede, e pelos relatos que achei por aí encontramos quase sempre a mesma historinha. Uma cozinheira nos Estados Unidos, por volta de 1906, estava preparando um bolo e, quando a massa já estava no forno, ela se deu conta de que esquecera de colocar o fermento. Muito esperta, e não querendo perder a receita, ela cortou em quadrados e serviu como uma nova receita de bolo de chocolate criada por ela.

E o nome brownie? Dizem que o nome surgiu em homenagem a um popular personagem da época chamado Palmer Cox, conhecido por ter feito uma série de publicações infantis chamada “Os Brownies”.

Ao passar dos anos a receita que tradicionalmente é à base de ovos, chocolate, manteiga, açúcar e farinha foi ganhando variações e alguns complementos como nozes, castanhas e gotas de chocolate. Servido geralmente com calda de caramelo ou morno com sorvete, o bolinho de chocolate é uma sobremesa que ganhou o mundo e conquistou o paladar dos amantes de chocolate.

A receita de hoje é uma mistura de algumas receitas testadas e fica super saborosa. Os acréscimos de nozes, castanhas, essências e outras especiarias ficam por conta da imaginação de vocês. Minha dica preferida é raspas de laranja e pimenta rosa.

Aproveitem!

Brownie

Ingredientes

  • 250gr de açúcar
  • 200gr de manteiga
  • 150gr de chocolate meio amargo
  • 110gr de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 ovos

Modo de preparo

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria e reserve. Em outra vasilha misture os ingredientes secos peneirados e acrescente os ovos e misture até ficar homogêneo. Incorpore o chocolate derretido com a manteiga à mistura e despeja em uma fôrma coberta com papel manteiga e asse em forno a 200ºC por mais ou menos 30 minutos.

Sirva com caramelo salgado e sorvete.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “GASTRONOMIA”

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.