Depois de uma pequena pausa para cuidar da saúde estou de volta, gente. E, nesse calor, nada melhor que sorvete! Aproveitei a amoreira carregada para fazer um delicioso sorvete de amora e aproveito para compartilhar esta receita com vocês. Lembrando que está liberado para usar a criatividade e o gosto pessoal para fazer o sabor de sua preferência.
Ingredientes
Para a geleia de amora
- 4 xícaras de amora;
- 1 xícara de açúcar.
Cozinhe em fogo médio por mais ou menos 20 minutos, bata no liquidificador e coe. Reserve a polpa, volte o líquido para a panela e deixe apurar por mais ou menos dez minutos. Guarde em pote limpo e tampado na geladeira.
Para a base do sorvete
- 1 litro de leite;
- A polpa da amora;
- 1 xícara de leite em pó;
- 1 xícara de creme de leite;
- 1 colher de sopa de liga neutra;
- 1 xícara de açúcar.
Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por pelo menos quatro horas ou de um dia para o outro.
Divida esta base do sorvete em duas partes e faça uma de cada vez na batedeira (não cabe a base toda de uma vez, pois a massa do sorvete cresce muito).
Coloque a metade da base na batedeira e bata em velocidade máxima acrescentando uma colher de chá de emulsificante. Com a batedeira ainda ligada acrescente metade da geleia e meia lata de leite condensado e bata por mais dez minutos. Repita o processo com a outra metade da base. Leve ao freezer até endurecer.
Para ficar ainda mais gostoso, sirva com amoras frescas! 😀

Obs.: A liga neutra e o emulsificante você encontra facilmente em supermercados e casas especializadas. Eu utilizei leite em pó especial para sorvete que você encontra também em casas especializadas, mas o leite em pó comum dá o mesmo resultado.
Obs. 2: Para fazer outros sabores substitua a polpa da amora pelo sabor de sua preferência, lembrando que sempre que o sabor for de fruta é necessário fazer a geleia, pois as frutas possuem muita água.