GASTRONOMIA: Sorvete com sabor de verão

Depois de uma pequena pausa para cuidar da saúde estou de volta, gente. E, nesse calor, nada melhor que sorvete! Aproveitei a amoreira carregada para fazer um delicioso sorvete de amora e aproveito para compartilhar esta receita com vocês. Lembrando que está liberado para usar a criatividade e o gosto pessoal para fazer o sabor de sua preferência.

Ingredientes

Para a geleia de amora

  • 4 xícaras de amora;
  • 1 xícara de açúcar.

Cozinhe em fogo médio por mais ou menos 20 minutos, bata no liquidificador e coe. Reserve a polpa, volte o líquido para a panela e deixe apurar por mais ou menos dez minutos. Guarde em pote limpo e tampado na geladeira.

Para a base do sorvete

  • 1 litro de leite;
  • A polpa da amora;
  • 1 xícara de leite em pó;
  • 1 xícara de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de liga neutra;
  • 1 xícara de açúcar.

Bata tudo no liquidificador e leve ao freezer por pelo menos quatro horas ou de um dia para o outro.

Divida esta base do sorvete em duas partes e faça uma de cada vez na batedeira (não cabe a base toda de uma vez, pois a massa do sorvete cresce muito).

Coloque a metade da base na batedeira e bata em velocidade máxima acrescentando uma colher de chá de emulsificante. Com a batedeira ainda ligada acrescente metade da geleia e meia lata de leite condensado e bata por mais dez minutos. Repita o processo com a outra metade da base. Leve ao freezer até endurecer.

Para ficar ainda mais gostoso, sirva com amoras frescas! 😀

02
Com a temperatura esquentando, uma receita de sorvete pode ser de grande ajuda.

Obs.: A liga neutra e o emulsificante você encontra facilmente em supermercados e casas especializadas. Eu utilizei leite em pó especial para sorvete que você encontra também em casas especializadas, mas o leite em pó comum dá o mesmo resultado.

Obs. 2: Para fazer outros sabores substitua a polpa da amora pelo sabor de sua preferência, lembrando que sempre que o sabor for de fruta é necessário fazer a geleia, pois as frutas possuem muita água.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “GASTRONOMIA”

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.