Muita gente torce o nariz quando mencionamos alimentos pouco utilizados no nosso dia-a dia. Fígado, rim, coração, língua, cérebro e outras vísceras não são vistos com bons olhos pela maioria das pessoas. Há um enorme preconceito quando se trata da baixa gastronomia, mas, o que poucos sabem, é que se bem preparados esses alimentos são deliciosos e ganham toques requintados.
Muitos chefes já incluíram essas iguarias em seus cardápios. O chef e açougueiro Jeferson Rueda, da Casa do Porco Bar, utiliza o porco por completo, por exemplo. Paola Carosella defende o uso de vísceras de galinhas e seus sabores incríveis.
Eu sou entusiasta da baixa gastronomia e defensora da utilização máxima dos insumos que nos são oferecidos. Um bom preparo, alguma técnica e temperos certos podem trazer requinte e sofisticação aos mais simples ingredientes.
Compartilho com vocês hoje uma receita de língua de boi ao molho de vinho tinto. Uma carne de baixo custo e com um sabor que vai te surpreender.
Língua ao molho de vinho tinto
Ingredientes
- 1 língua de boi limpa e descascada;
- 1 ramo de tomilho;
- 1 cebola cortada em pétalas;
- 2 dentes de alho picados;
- 3 colheres de sopa de shoyu;
- 3 colheres de sopa de molho inglês;
- 1 colher de sopa de sal grosso;
- 500 ml de caldo de legumes ou água;
- 300 ml de vinho tinto seco.
Modo de preparo
Com tomilho, cebola, alho, shoyu, molho inglês e sal grosso faça uma marinada para a língua. Faça uns furos na carne para que o tempero entranhe bem. Deixa na marina por pelo menos oito horas.
Em uma panela de pressão aqueça um fio de azeite e sele a língua de todos os lados. Acrescente a marinada e o caldo de legumes (ou água). Tampe e deixe cozinhar por 30 minutos contando a partir do momento da pressão.
Desligue e deixe sair o ar. Retire a língua e deixe descansando (ela fica mais fácil de fatiar depois de fria). Coe o caldo que sobrou do cozimento, volte para uma panela e acrescente o vinho, deixe reduzir pela metade até encorpar. Sirva sobre a língua fatiada. Bom apetite!