GASTRONOMIA: Massa para um ano mais leve

O ano começa cheio de promessas, listas e mais listas de resoluções: emagrecer, juntar dinheiro, viajar ou se livrar de algum vício. As listas são extensas. Me atrevo a dizer que ter uma alimentação saudável é uma constante nas resoluções de ano novo e, como eu já abordei aqui na coluna outras vezes, levanto sempre a bandeira de que é possível comer bem de maneira saudável, basta um pouco de esforço e de exercício da criatividade.

Junto à coluna de hoje atendo também a um pedido de uma amiga que pediu que eu desse mais receitas de massas. Há um certo tabu de que macarrão é sempre uma bomba calórica repleta de coisas que fazem mal a saúde. Mentira das grandes! Macarrão é um carboidrato que, combinado de molhos adequados, proporciona uma refeição rica e balanceada. Os cogumelos são ricos em proteínas, potássio e vitamina D e o tomate é fonte de vitamina C, A e um excelente antioxidante.

E essa é a proposta da receita de hoje: uma massa leve e saborosa, perfeita para os dias quentes e, ainda, uma ótima opção para os vegetarianos.

Fusilli com molho de cogumelos e tomatinhos

02

Ingredientes

  • 1 pacote de fusilli (Parafuso);
  • 1 bandeja de tomate sweet grape;
  • 1 bandeja de cogumelos paris picados em lâminas sem o talo;
  • 1 cebola branca;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 concha de água do cozimento do macarrão;
  • Azeite;
  • Manjericão;
  • Salsinha para decorar;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão como manda a embalagem e reserve.

Dica importante nº1: É indispensável cozinhar a massa em quantidade abundante de água.

Em uma frigideira coloque um fio de azeite e refogue a cebola, quando começar a ficar transparente acrescente o alho, deixe dourar e acrescente os cogumelos picados sem o talo.

Dica importante nº2: Cogumelos são como esponjas e absorvem os líquidos, portanto, jamais os lave em água corrente. Limpe-os com um pano limpo e úmido antes de utilizá-los.

Acrescente por último os tomates inteiros e a água do cozimento do macarrão. Tempere com sal, pimenta do reino e folhas de manjericão picadas. Acrescente a massa ao molho, incorpore bem e sirva decorando com salsinha picada.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “GASTRONOMIA”

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.