GASTRONOMIA: Leituras saborosas

Eu sempre fui apaixonada pelas palavras. A primeira vez que eu li tinha quatro anos de idade, depois nunca mais parei. Eu lia tudo! As revistinhas que meu pai comprava pra mim, os jornais dele, rótulos, embalagens, livros da escola… nenhum conjunto de letras passava por mim em vão.

Eu realmente sou apaixonada por livros. Leio quase todos os gêneros. Adoro ficar lendo receitas, por exemplo. Eu prefiro os livros de papel, mas, às vezes, passo horas em frente ao computador lendo receitas e artigos sobre cozinha.

E hoje a coluna é com dicas de livros sobre cozinha. Saboreie:

Chef Profissional
Autor: Instituto Americano de Culinária
Editora: Senac São Paulo

chef profissionaç

O primeiro de todos é a Barsa culinária, o Vade Mecum da gastronomia. “Chef Profissional” é um livro indispensável na formação de um bom cozinheiro ou para aqueles que querem se aprofundar nas técnicas culinárias. O livro traz todo conteúdo básico da gastronomia: fundos, molhos, cortes, carnes, massas etc. Além de informações nutricionais, técnicas de segurança alimentar e assuntos relacionados ao trabalho de um cozinheiro.

O livro é ilustrado com o passo a passo de diversas técnicas e receitas básicas. É uma opção para quem quer ter mais conhecimento técnico e é indispensável para quem quer seguir profissionalmente com as facas e panelas.

Cozinha Confidencialcozinha-confidencial
Autor: Anthony Bordain
Editora: Companhia das letras

Minha segunda dica é um livro muito gostoso de ler. Pra quem tem vontade de trabalhar na cozinha ou acha que o que vê nos programas de TV é a realidade, eu recomendo a leitura de “Cozinha Confidencial”, do Chef Anthony Bourdain. Dono de uns dos bistrôs mais badalados de Nova Iorque, o Chef e apresentador de tv conta, de maneira bem humorada, os podres do universo gastronômico junto com histórias da sua trajetória. Bourdain dá conselhos, conta histórias engraçadas e polêmicas. De lavagem de dinheiro às drogas, ingredientes, banheiros sujos e suspenses compõem esse best seller que deixa aquela pergunta interior indócil: “quer ser cozinheiro?”

Escoffianas Brasileiras
Autores: Carolina Chagas e Alex Atala
Editora: Larousse Brasil

escoffianas-alex-atala“Escoffianas Brasileiras”, de Alex Atala, é mais um livro considerado leitura obrigatória para os entusiastas de forno e fogão. Até hoje não consegui um exemplar pra chamar de meu, mas poder desfrutar de toda história contida nessas mais de 500 páginas foi uma experiência incrível. O livro é dividido em três partes: “Aprendizado”, “Sonho” e “Realidade”. Em “Aprendizado”, Alex nos conta toda sua trajetória enquanto aprendiz e sua formação profissional; em “Sonho”, ele nos leva para o dia a dia de um cozinheiro, seja ele profissional ou não; e na terceira parte, “Realidade”, ele nos coloca frente a frente com a realidade de um Chef, dono de restaurante, administração, técnicas e concepções de receitas.

Cozinha de Estar: Receitas Práticas para Receber
Autor: Rita Lobo
Editora: Paralelacozinha de estar

Pros cozinheiros de fim de semana, pra quem gosta de cozinhar pra família ou pra você que mora sozinho, o “Cozinha de Estar: Receitas Práticas para Receber”, da Rita Lobo, é uma dica útil. Receitas simples e práticas para sua família ou para receber os amigos em casa. Neste livro, Rita lista os itens básicos necessários para cozinha, técnicas simples e ingredientes de fácil acesso. Acompanhamentos, entradas e pratos principais, tudo muito bem explicado e fotos lindas com dicas de louças usadas. Esse livro dá água na boca e muita vontade de correr pra cozinha e ligar pros amigos.

15 minutos e Pronto – Refeições Deliciosas, Nutritivas e Muito Rápidas
Autor: Jamie Oliver
Editora: Globo Editora

jamie oliverA última dica é de um dos meus Chefs preferidos: o Jamie Oliver. Em “15 Minutos e Pronto!”, Jamie nos presenteia com receitas de refeições completas e balanceadas. Preocupado com a qualidade do que comemos, ativista em favor de uma alimentação consciente e saudável, Oliver traz, nessas páginas, receitas que podem ser preparadas em 15 minutos e pratos inspirados em todas as partes do mundo com, em média, 580 calorias por porção. Ele prova que é possível comer bem e de maneira saudável em 15 minutos. No livro há, ainda, uma parte dedicada à importância da nutrição no dia a dia das pessoas e dicas da nutricionista Laura Parr.

Espero que gostem das dicas, até semana que vem.

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.