O Natal está batendo à porta e aposto que todo mundo já montou a árvore e o presépio, e o pisca-pisca já foi devidamente instalado.
Depois que adquiri alguns anos e um pouquinho de experiência, passei a não me empolgar muito com o Natal, apesar de ser uma festa na qual minha família se reúna pra festejar. Depois da morte da minha avó, mãe da minha mãe, fiquei ainda mais desanimada.
Mas, enfim, é Natal! Alegria e confraternização! Anime-se Kamila!
Eu nunca tinha comido rabanada até uns dois anos atrás. Juro! Outras pessoas também se assustaram quando contei isso. Na minha família nunca tivemos a tradição da rabanada, pois comemoramos mesmo o dia 25 com churrasco, peru e outras comidas típicas da data. Quando experimentei, me lembrei um pouco dos bolinhos de chuva e adorei.
Fiz uma breve pesquisa na internet sobre a origem desse típico doce natalino vindo de Portugal para terras brasileiras.
As histórias são bem variadas. Desde a sua preparação com ou sem vinho, frita ou assada, regada com calda de açúcar ou xarope de bordo e até as versões salgadas com pimenta e cobertura de queijo.
O que se sabe ao certo é que a iguaria surgiu para o reaproveitamento do pão dormido e há ainda a lenda de que era usado para dar sustância a mulheres recém paridas – tanto que o doce possui também o nome de “fatia-de-parida”.
Também é encontrado em outros países como Estado Unidos (French Toast), Inglaterra (Eggy Bread) e França (PainPerdu).
A origem do nome rabanada é controversa. Encontrei diversas explicações em minhas pesquisas. Há também quem chame de “fatia dourada” devido à coloração que o doce ganha após a fritura, originalmente feita em manteiga.
Após essa miniaula de história, fui pra cozinha pra fazer as rabanadas da coluna de hoje. E como há inúmeras receitas por aí, eu fiz a minha: RABANADAS ASSADAS RECHEADAS COM DOCE DE LEITE
Ingredientes
200 ml de leite
50 gr de açúcar
1 colher de café de sal
1 colher de café de baunilha
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1 gema
Uma pitada de noz moscada
1 pau de canela
Raspas de um limão
5 pães amanhecidos
150 gr de doce de leite
Manteiga derretida para pincelar
Açúcar e canela para polvilhar
Modo de preparo
Em uma panela misture o leite, o açúcar, o pau de canela, a manteiga, a noz moscada, o sal e a baunilha.
Leve em fogo baixo e quando levantar fervura desligue o fogo e deixe esfriar. Depois de frio misture o ovo inteiro, a gema e as raspas de limão.
Corte os pães em fatias de aproximadamente 1 cm de largura. Una duas fatias de pão com uma camada de doce de leite, mergulhe na mistura e coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga ou papel próprio para assar alimentos (isso evita que as rabanadas grudem).
Para ficar douradinha pincele a manteiga derretida nas rabanadas antes de levar ao forno.
Asse em forno pré-aquecido por 30 min, retire do forno e polvilhe açúcar e canela. Pronto!