GASTRONOMIA: Cogumelos recheados de creme de gorgonzola e crocante de nozes

Os cogumelos frescos têm, ao mesmo tempo, um sabor diferente, suave e marcante. A receita de hoje leva esse ingrediente e é rápida de preparar e pouco elaborada, mas conta com um toque de sofisticação. O prato pode ser servido como entrada (como costumo fazer) ou acompanhando carnes, purês e, até mesmo, massas.

O cogumelo Paris recheado com creme de gorgonzola e crocante de nozes fica pronto em trinta minutinhos e é de encher os olhos e a boca dos seus convidados. Saiba como fazer!

Ingredientes

  • 1 bandeja de cogumelo Paris ou Porcini;
  • 150g de queijo gorgonzola;
  • 100g de ricota ralada;
  • 4 colheres de sopa de requeijão cremoso;
  • Folhas de manjericão;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • 100g de nozes;
  • 50g de queijo parmesão ralado fino.

02

Modo de preparo

Limpe com um papel toalha ou pano limpo os cogumelos, retirando a poeira e a terra que ficam acumulados (nunca lave os cogumelos em água corrente, eles são como esponjas e absorvem toda a água). Retire os talos (que podem ser comidos refogados com cebola, aproveitados em sopas e saladas quentes) e reserve.

Em uma vasilha amasse o gorgonzola e misture a ricota ralada, acrescente as folhas de manjericão picadas, o requeijão e misture até formar uma pasta consistente. Tempere com o sal e a pimenta.

Com ajuda de uma colher de café recheie os cogumelos e arrume-os em uma assadeira.

Triture as nozes grosseiramente e misture o parmesão ralado. Coloque uma porção por cima de cada cogumelo.

Asse em forno médio por vinte minutos.

Bom apetite!

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “GASTRONOMIA”

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.