Essa semana aproveitei o frio e resolvi fazer um dos meus pratos prediletos: feijoada. Acontece que sempre acabo exagerando e sobra feijoada – me resta, então, congelar para uma refeição futura. A dica de hoje, portanto, é aproveitar essa sobra para fazer um bolinho de feijoada delicioso.
Ah, Kamila, mas eu não faço feijoada em casa e quero comer o bolinho assim mesmo, o que devo fazer? Não tem problema, tem receita de uma massa sem que você precise fazer todo o processo da feijoada.
Ingredientes:
Massa
- 500g de feijoada pronta;
- Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo para dar liga;
- 100g de manteiga com sal.
OU
- 250g de feijão-preto, anteriormente colocado de molho em água por 4 horas;
- 1 cebola picada miudinha;
- 4 dentes de alho amassados;
- 100g de bacon triturado;
- 100g de paio triturado;
- 2 folhas de louro;
- 1 litro de água;
- sal a gosto;
- 1 pimenta dedo-de-moça bem picadinha;
- 1 kg de farinha de trigo para dar liga;
- 100g de manteiga com sal.
Recheio
- 500g de carne-seca;
- manteiga com sal o quanto baste para refogar a carne;
- 1 maço de couve cortada fininha;
- azeite suficiente para refogar a couve;
- farinha de mandioca fininha o quanto baste para empanar.
Modo de preparo:
Se você tiver a sobra de feijoada, separe os ossos e passe por um processador. Leve ao fogo com a manteiga e acrescente aos poucos a farinha até dar liga e desprender do fundo da panela. Deixe esfriar.
Se for fazer a massa, coloque em uma panela de pressão todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo e a manteiga. Deixe cozinhar por 30 minutos. Depois de cozida, triture a mistura no processador.
Leve ao fogo a mistura com a manteiga e vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre, até atingir o ponto de liga. Deixe esfriar.
Para o recheio cozinhe a carne-seca em panela de pressão somente com água por cerca de 30 minutos. Desfie a carne e refogue-a na manteiga. Reserve. Refogue a couve no azeite e reserve.
Com a massa, molde bolinhos pequenos. Abra espaço para colocar o recheio de carne-seca e couve. Feche cada bolinho cuidadosamente. Em uma assadeira, coloque farinha de mandioca suficiente para empanar os bolinhos. Encha uma vasilha com água e, nela, mergulhe-os rapidamente; depois, passe-os pela farinha. Frite-os e sirva-os bem quentes com molho de pimenta caseiro.
CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “GASTRONOMIA”