GASTRONOMIA: Batata rosti com ervas frescas

Estou de férias! Na verdade, miniférias ou, podemos dizer, alguns dias de descanso merecido. Acordei mais tarde, peguei meu café e fui dar uma conferida na geladeira para decidir o almoço. Encontrei batatas inglesas… um ingrediente tão versátil que me trouxe mais dúvidas do que clareza. Fui até a área e fiquei admirando minha horta vertical crescendo, exalando os cheiros das ervas. O alecrim e a cebolinha ainda tímidos, os pés de manjericão perfumados, o tomilho verde brilhante e, enfim, veio a inspiração. Batata rosti com ervas, afinal, nada como aproveitar o privilégio de alimentos frescos e orgânicos à nossa mão.

Mãos a obra pra essa receita fácil, prática e saborosa que vai bem como entrada ou acompanhamento para prato principal.

Ingredientes

  • 1 kg de batata inglesa;
  • Tomilho;
  • Salsinha;
  • Cebolinha;
  • Manjericão;
  • Sal e pimenta do reino;
  • Noz moscada.

Modo de preparo

Em uma panela com água coloque as batatas com casca e cozinhe al dente. O ponto certo é quando, ao enfiar um garfo, a batata esteja levemente macia, porém apresentando uma resistência.

ATENÇÃO! Não cozinhe demais as batatas se não a rosti virará purê.

Resfrie as batatas e passe-as pelo ralo grosso, acrescente as ervas picadinhas e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada.

Com ajuda de um aro ou com as mãos, molde as batatas rosti e coloque em uma forma bem untada ou forrada com papel manteiga, no meu caso usei um tapete de silicone que não deixa grudar os alimentos.

04

Asse em forno médio por aproximadamente 20 minutos. Regue com um fio de azeite e sirva em seguida.

03

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “GASTRONOMIA”

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.