GASTRONOMIA: Adeus ano velho – sobre expectativas e receitas de boa sorte

Todo fim de ano pra mim é igual. O mesmo sentimento de que eu deveria ter feito mais, tentado mais, dormido mais, bebido menos, gastado menos e o ano muda e as minhas muitas questões permanecem.

Enfim, a coluna sobre vida e cotidiano é da minha amiga Tati, a minha é de gastronomia #foco.

Eu não poderia deixar de vir aqui neste espaço desejar a todos que me acompanham um feliz ano novo, desejar que o ano novo seja melhor e que vocês também sejam melhores para esse novo ano. É isso! Que possamos comemorar a esperança que esses próximos 365 dias carregam, mas que também carreguemos esperança conosco para sermos pessoas melhores e mais esperançosas para esses dias que virão.

Todos temos nossas superstições com o Réveillon. Desde as roupas ao que comeremos na noite de ano novo. A lista aqui é enorme e cada um tem seu truque para que o ano seguinte seja repleto de fartura, amor e saúde.

Eu não ia fugir do clichê que esta época carrega consigo, eu até gosto de alguns clichês.  Hoje eu deixo aqui para vocês duas receitas para a ceia de ano novo com ingredientes da época que trazem consigo a esperança de fartura e prosperidade.

Espero que gostem e que lembrem-se que independente do calendário todo dia é uma oportunidade de ser melhor, de fazer melhor e de tentar. Neste ano novo eu desejo um feliz você.

Receita 1: Salada de camarões com romã
500 gr de camarões cinza limpos e sem casca
1 pé de alface roxa
1 pé de alface americana
1 pé de rúcula
1 manga cortada em tiras finas
2 romãs (somente as sementes)
100 gr de tomate sweetgrape
1 pepino japonês cortado em rodelas finas
1 vidro de palmito escorrido e cortado em rodelas
Sal
Limão
Pimenta do reino

Modo de preparo
Limpe os camarões e tempere com sal, limão e pimenta do reino. Grelhe os camarões em um frigideira com um fio de azeite.

Monte a salada em uma travessa aberta distribuindo as folhas como uma cama, arrume os demais ingredientes formando camadas e finalize com os camarões grelhados e decore com mais sementes de romãs.

Para o molho da salada
1 pote de iogurte natural
1 maço de hortelã
Suco de 1 limão
Sal, azeite e pimenta do reino a gosto
Misture todos os ingredientes em uma vasilha e sirva com a salada

Receita 2: Arroz com lentilhas e alho poró

Ingredientes
300 gr de arroz branco
100 gr de lentilha
1 cebola picada em cubos pequenos
100 gr de alho poró
3 dentes de alho amassados
Azeite
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a lentilha até ficar “al dente”, reserve junto com a água do seu cozimento. Em uma panela refogue o alho no azeite junto com a cebola. Coloque o arroz e mexa bem por uns três minutos, acrescente a água do cozimento da lentilha e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando o arroz estiver pré-cozido acrescente as lentilhas e termine a cocção de ambos. Acerte o sal.

Em um frigideira refogue o alho poró até que ele fique transparente, acrescente ao arroz com lentilhas e finalize com salsa picada.

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.