Todo Natal é a mesma história: peru ou chester, tender, farofa, lombo, saladas com frutas, que eu adoro!, e arroz com as odiadas passas – #amopassas. De sobremesa, os pavês acompanhados da piadinha do tio, tortas, panetones e chocotones variados.
Se você também está com vontade de mudar, variar o cardápio e fugir do tradicional, deixo aqui algumas sugestões:
- O peru ou chester podem ser servidos de outras maneiras. Você pode usar apenas o peito desossado (http://blogs.estadao.com.br/paladar/polpetone-de-peru-recheado-ao-creme-noisette-com-cogumelos/), recheado ou não, (http://blogs.estadao.com.br/paladar/peito-de-chester-laqueado/). Use também a sobrecoxa e, as demais partes, aproveite para uma salada ou uma torta. O mesmo vale se você quiser economizar e usar frango.
- Se a intenção é fugir das aves, é possível servir um peixe (inteiro ou em postas) assado com legumes variados, o bacalhau (http://blogs.estadao.com.br/paladar/bacalhau-com-alho-poro-cebola-e-batata/) também é bem vindo, seguindo a tradição portuguesa. Há ainda a opção de usar frutos do mar: uma salada com camarões ou até mesmo um arroz (http://infograficos.estadao.com.br/paladar/especial-natal-paladar/arroz-polvo.html) de frutos do mar.
- Para quem não abre mão de carne vermelha, eu sugiro apostar em carnes de caça como o cordeiro (http://blogs.estadao.com.br/paladar/pernil-de-cordeiro-a-moda-do-alma/), macia e saborosa. Para acompanhá-lo um molho à base de vinho, frutas secas ou cogumelos.
- As opções de acompanhamento são vastas. Um cuscuz marroquino com damascos secos e tâmaras ou salada de folhas com presunto de parma, nozes e queijo gorgonzola. Arroz de coco (http://blogs.estadao.com.br/paladar/arroz-de-coco-perfumado-com-capim-santo/) ou um arroz com lentilhas e amêndoas (http://blogs.estadao.com.br/paladar/arroz-de-lentilha-com-amendoa-pistache-e-cebola-confitada/), já antecipando a boa sorte do ano novo, salada de vagem (http://blogs.estadao.com.br/paladar/vagem-mangalo-refogada/) ou feijão fradinho, e até mesmo uma boa massa (http://blogs.estadao.com.br/paladar/prato-do-dia-2/) – fresca de preferência.
- Na parte das sobremesas o céu é o limite. Poderia discorrer durante horas sobre opções para adoçar a ceia. Uma massa folhada recheada de frutas e doce de leite (ou brigadeiro) acompanha um sorvete muito bem, as frutas servidas com um creme azedo são opção para os que não abrem mão da dieta nem nas festividades. Uma tradicional torta de maçã e até mesmo um pavê em que você pode substituir o biscoito por fatias de panetone para não sair do clima. Aqui neste link http://infograficos.estadao.com.br/paladar/sobremesas-geladas-natal você encontra ótimas opções de sobremesas para fazer bonito no natal em família.
Os links do meu texto são do blog Paladar do Estadão. É uma dica pessoal, há sempre boas receitas com dicas interessantes.
Agora é montar o cardápio e organizar a ceia. Bom apetite!