GASTRONOMIA: 10 perfis de gastronomia para seguir nas redes sociais

Eu estou constantemente conectada às redes sociais, ao menos umas 16 horas por dia (sim, é muito) e, muitas vezes, uso o computador e o smartphone simultaneamente.

Por passar muito tempo conectada, eu estou sempre em busca de novidades para as minhas profissões e vez ou outra acabo descobrindo um perfil interessante para acompanhar. Hoje eu vou dividir alguns dos meus preferidos com vocês.

Sempre quis fazer essas listas estilo Buzzfeed! Tô me sentindo uma verdadeira social media, risos. Piadas à parte, as escolhas apresentadas para vocês aqui tem um teor bem pessoal (não estão em ordem de preferência) e que eu acho que combinam bem com a proposta do nosso bate papo semanal… E tem perfil para todos os gostos!

Então vem comigo!

Gordon Ramsay

Gordon é o famoso cozinheiro do reality show “Hell’s Kitchen” que hoje possui uma versão brasileira com o Chef Carlos Bertolazi. No perfil dele você pode acompanhar um pouco da sua rotina dentro e fora da TV e também babar nos pratos postados por ele. Sempre com uma breve descrição do que se trata, os pratos fazem parte de seus restaurantes ou foram feitos para algum programa em especial. Além disso, ele compartilha fotos das delícias feitas pela sua filha adolescente, Matilda, que, trilhando os passos do pai, já é uma excelente cozinheira.

Prazeres da Mesa

O perfil do “Prazeres da Mesa” se define como: “a principal e mais relevante plataforma de conteúdo de gastronomia, vinhos, cervejas e produtos do Brasil”. E, sim, apesar de não apoiar em totalidade, é um perfil de grande importância e com um volume incrível de conteúdos para profissionais e entusiastas do mundo das panelas. Reportagens atuais, receitas e novidades atualizadas em tempo real, um prato cheio pra quem quer se manter informado sobre o que acontece dentro e fora do país.

Chefs Talk

A página do “Chefs Talk” quem me apresentou foi uma amiga e é uma plataforma para Chefs e gourman’s de todo mundo interagirem compartilhando imagens de seus pratos, mas poderiam ser confundidas, facilmente, com obras de arte dos melhores artistas e galerias de arte de todo o mundo. As fotos mostram pratos que parecem ser pinturas feitas com extrema perfeição, aqueles pratos que a gente olha e nem tem coragem de tocar para não estragar a beleza e magnitude do que nos é apresentado. É possível passar horas admirando as belezas culinárias de todos os cantos do mundo. É uma visita que vale cada clique!

Diego Lozano

Se você é apaixonado(a) por doce e chocolate assim como eu, sugiro que prepare sua humilde panela de brigadeiro antes de digitar no navegador o endereço da página do confeiteiro Diogo Lozano. Esse premiado Chef faz do açúcar e do chocolate matérias primas para esculturas e obras de arte 100% comestíveis. Doces tão lindos que chegam a emocionar! Diego é especialista em esculturas de chocolate e participa de diversas competições levando o nome do país aos quatro cantos do mundo. A escola de confeitaria dele oferece diversos cursos de sobremesas do mais alto nível, espero estar numa turma próxima.

ATÁ

A página do Instituto ATÁ, do Chef Alex Atala, é uma sugestão para os que querem saber além da cozinha, com informações sobre a gastronomia brasileira e diversos projetos voltados para os produtores, questões de cunho social e a valorização da gastronomia brasileira em sua totalidade – do produtor que fornece os insumos até as belezas dos pratos divulgados por eles. Os eventos que acontecem pelo Brasil também são destaque na página do ATÁ.

Cozinheirando

Esta dica também é para aqueles que buscam algo além das receitas, pois reúne reportagens, textos informativos, matérias sobre cortes de carne, técnicas culinárias, utilidades públicas e as novidades do mercado gastronômico. Tudo reunido em uma página de linguagem leve e divertida.

Roberta Sudbrack

Apesar de ser um perfil praticamente pessoal, a página da Roberta Sudbrack não se torna menos interessante por isso, muito pelo contrário, lá é possível acompanhar uma rotina bem fiel da vida de um cozinheiro. Roberta divide os momentos dentro da cozinha de seu restaurante e de seu Food Truck e, muitas vezes, desmistifica a glamourização da profissão ao se retratar literalmente com a mão na massa junto de suas brigadas. Ela também compartilha suas delícias e fala das dores de ser um(a) cozinheiro(a ).

Rita Lobo

A Rita Lobo tem um programa de culinária no canal GNT, além de um site intitulado “Panelinha” (www.panelinha.com.br). Em sua página ela compartilha receitas para o dia a dia, ocasiões especiais, dicas para marmitas e aproveitamento total do alimento, além de falar sobre os utensílios de cozinha, louças, dicas de armazenamento… É uma verdadeira mão na roda pra quem cozinha apenas no dia a dia e sem compromisso com o lado profissional e gourmet da coisa. Vale anotar o endereço da página e do site, eu mesma vez ou outra dou uma passada em busca de uma receita ou inspiração.

Marcelo Katsuki

O Marcelo Katsuki eu conheci no Twitter e descobri o seu blog coluna “Comes e Bebes” no site da Folha (http://www.marcelokatsuki.blogfolha.uol.com.br/). Marcelo é arquiteto, cozinheiro e sommelier e traz em sua página opiniões sobre os diversos restaurantes que visita e receitas feitas por ele, dicas sobre vinhos e assuntos relacionados à gastronomia. Uma página de dar água na boca, portanto não recomendo visitar em horário de almoço ou em caso de extrema larica, pois é uma tortura sem tamanho. Vale cada clique e dá uma vontade danada de correr para a cozinha e colocar a mão na massa ou atacar algo pronto.

Tastemade Brasil

Esta última dica é para quem adora pegar receitinhas fáceis e ir para a cozinha sozinho ou para matar a fome da família e impressionar os amigos. A página da Tastemade é repleta de mini-vídeos de receitas simples e deliciosas com dicas práticas para o dia a dia, para uma festa, para o encontro dos amigos, parar preparar marmitas para o trabalho, seja doce ou salgado, tem para todo gosto e o melhor: os vídeos possuem o passo a passo de maneira rápida e dinâmica. É o companheiro ideal para quem tem a cozinha como hobby.

Pessoal, essa foi a dica de hoje e espero que vocês gostem. Quem tiver página bacana pra indicar pode deixar nos comentários aqui embaixo ou me mandar um e-mail que eu adoro compartilhar dessas novidades, afinal cozinhar é partilhar.

Um xêro da Nêga.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “GASTRONOMIA”

Comentários

Kamila Duarte de Jesus ou simplesmente Nêga, como é chamada pela família e pelos amigos, traz a paixão pelas panelas no DNA. Bisneta de Raimundo Cozinheiro - cozinheiro dos ingleses que vieram para Itabira junto com a Companhia Vale do Rio Doce -, aprendeu a cozinhar ainda criança quando usava um mini fogão a lenha para preparar guisados e batatas para suas bonecas. Formou-se em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva por ouvir de todos que era muito criativa. A paixão pela gastronomia passou de brincadeira de criança a assunto de adulto e já atuando profissionalmente na área se formou em Cozinha Profissional pelo Senac – MG em 2014. Acredita que um bom prato de sopa até cura, que doce é um carinho na alma e que cozinhar é uma maneira de demonstrar amor ao próximo.