Dia Nacional do Futebol: livros para entender o universo além das quatro linhas

O futebol é um universo muito além das regras e dos 90 minutos de duração em cada partida e conta com alguns livros que detalham melhor suas diversas faces. Para o Dia Nacional do Futebol, comemorado em 19 de julho, preparamos uma lista especial com títulos que trazem crônicas, filosofia e um glossário de termos futebolísticos em português e inglês.

A ideia é sugerir um conteúdo que informa e entretém ao mesmo tempo. Excelentes opções de presente para quem já conhece e para quem quer entender mais dos bastidores, da visão política ou matar a curiosidade de como seria o esporte caso fosse criado por Nietzsche, Shakespeare ou Bob Marley.

Os livros também são excelentes ferramentas para começar a perceber como o futebol vai muito além da atividade física, se tornando um negócio que movimenta milhões e que cada vez mais investe em organização e profissionalização.

Confira as dicas:

Porque Não Desisto: Futebol, Dinheiro e Política (Crônicas sobre esporte e futebol) – Juca Kfouri

Quais são os benefícios de uma Copa do Mundo no Brasil? O que motiva o país a se interessar, com tanta dedicação, a sediar os Jogos Olímpicos? Quem é capaz de dirigir um clube de futebol com inteligência e transparência? Neste livro, escrito por um dos maiores jornalistas esportivos brasileiros, as respostas para essas perguntas são respondidas. Juca Kfouri concilia a beleza do esporte dentro de seu tempo regulamentar com os bastidores regados a negociatas e politicagem.

Filósofos Futebol Clube – Mark Perryman

O escritor inglês imagina um time de futebol composto por 11 pensadores de Nietzsche e Shakespeare, passando por ídolos pop como Bob Marley. As ideias desses “craques” são apresentadas pelo autor através de metáforas futebolísticas. Com prefácio escrito por Juca Kfouri, o livro faz pensar sobre o tema de maneira inteligente e bem-humorada.

Glossário de Termos de Futebol – Eduardo Araújo

Obra inédita, original e referência no gênero. Nela estão reunidos mais de 500 verbetes em português e em inglês e o que cada um significa. Dessa forma, termos como “banheira”, “chapéu” e “foz in the box” não serão mais um mistério: é consultar esse glossário e correr para o gol. Indispensável para tradutores, estudantes de inglês e demais interessados no mais popular e global dos esportes.

*Todos os livros são da Disal Editora.

LEIA MAIS

Comentários