ESPORTES: Prévia da Libertadores 2016 (puro pitaco)

A Copa Libertadores da América já conhece 36 dos 38 times que estarão no torneio em 2016. E como em uma mesa de boteco, darei meus pitacos ansiando por duras críticas dos leitores, afinal, vez ou outra, me dou esse luxo.

O Corinthians deu sorte. Teoricamente, pois vale lembrar que o atual campeão brasileiro foi eliminado pelo Guarani do Paraguai com duas derrotas – e a eliminação acontecendo no Itaquerão. O Timão pega Cerro Porteño, Cobresal e o vencedor de Oriente x Independente Santa Fé. Com isso, Tite tem tudo para terminar a primeira fase em primeiro lugar no geral.

Já o Palmeiras pega um grupo chato. O Verdão, na teoria, tem time para classificar no Grupo 2 com Nacional, Rosário Central e o vencedor de River x Universidad do Chile. Times não muito fortes, porém, jogar contra argentinos e uruguaios nunca é moleza. O time chileno, caso classifique, também tem certa experiência na competição. O Palmeiras terá que jogar bem desde o início.

O São Paulo pegou moleza na Pré-Libertadores. Mas isso também na teoria! O Tricolor terminou o ano bagunçado: treinador está chegando, jogo tenso, viagem longa… mas não creio que o Cesar Vallejo será como o Tolima foi para o rival. Entretanto, caso classifique, irá cair no forte Grupo 1. River Plate é o atual campeão da América. The Strongest joga com a altitude e ganha todas lá. O Trujillanos, que pode ser o saco de pancadas, tem a distância a seu favor. O São Paulo pegou pedreira.

A missão mais difícil será a do Grêmio. Grupo super equilibrado: San Lorenzo, LDU e Toluca. Sei não…

O Atlético Mineiro deverá passar com tranquilidade. Colo-Colo merece um pouco de respeito pela sua história. Melgar, não! Alguém já ouviu falar dele? Guarani ou Independiente del Valle, ambos fracos. O “arrumado” Guarani, que eliminou o Corinthians, já não conta com seus principais jogadores e o del Valle só tem a altitude a seu favor. Não acredito que o raio caia duas vezes no mesmo lugar. Tolima, Guarani do Paraguai, Asa de Arapiraca, Ituano… não é todo dia que a zebra aparece.

Hoje, eu apostaria todas as fichas só em Corinthians e Atlético Mineiro nas oitavas. Isso se tivesse algum “tostão” em meus bolsos furados. No Palmeiras e São Paulo ainda acredito, já no Grêmio nem tanto.

Bom, já disse sobre o caminho dos brasileiros, mas caso queiram saber um pouquinho de como são as classificações em cada país e quem estará na disputa, seguem os tópicos dos classificados, por país, da cobiçada Libertadores de 2016.

Argentina: Para a fase de grupos, além do atual campeão River Plate, estão classificados Boca Juniors e San Lorenzo, os dois primeiros do campeonato, e o Rosario Central, finalista da Copa Argentina. O Racing, vencedor do torneio seletivo, e o Huracán entram na primeira fase, como melhor argentino na Copa Sul-Americana.

Bolívia: Vencedor do Apertura 2014 e do Clausura 2015, o Bolívar entra na fase de grupos. The Strongest, pela pontuação geral da temporada, tem a outra vaga direta.

Brasil: As quatro vagas diretas são dos três primeiros colocados do Brasileirão – o campeão Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio – e do Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. O São Paulo, quarto do Brasileiro, estará na primeira fase.

Chile: Cobresal, campeão do Clausura, e o Colo Colo, do Apertura, jogarão a fase de grupos. A vaga na primeira fase pertence à Universidad de Chile, campeã da Copa Chile.

Colômbia: Vencedor do Apertura, o Deportivo Cali, estará nos grupos. Também tem vaga direta o campeão do Finalización, que terá final entre Júnior de Barranquilla e Atlético Nacional. O Independiente Santa Fe, vencedor da Copa Sul-Americana, entra na primeira fase.

Equador: Finalistas do campeonato nacional, LDU de Quito e Emelec, vão diretamente aos grupos. O Independiente del Valle fica com a vaga na primeira fase pela pontuação anual.

México: Duas vagas diretas cabem aos melhores da fase de classificação do Apertura entre os times que não disputam a Champions League da Concacaf 2015/16: Pumas e Toluca. O Puebla, via Supercopa, jogará a primeira fase.

Paraguai: Cerro Porteño, campeão do Apertura, e Olimpia, do Clausura, são os times garantidos nos grupos. Pela pontuação anual, o Guaraní se classificou para a primeira fase.

Peru: Sporting Cristal e Melgar, finalistas do campeonato nacional, estão diretamente na fase de grupos. Os perdedores das semifinais, Universidad César Vallejo e Real Garcilaso, disputam a vaga na primeira fase. Na ida, vitória do Garcilaso por 1 a 0.

Uruguai: Nacional e Peñarol, campeão e vice da temporada 2014/15, entram nos grupos. O River Plate jogará a primeira fase pela pontuação geral.

Venezuela: Começam na fase de grupos Deportivo Táchira, campeão de 2014/15, e Trujillanos, segundo colocado. Com a melhor campanha entre as demais equipes, o Caracas começa na fase prévia.

Comentários

Lucas, Cabelo e até Lucão (juro!). Único filho homem em uma família com duas irmãs que, assim como todo brasileiro, também sonhava em ser jogador de futebol. Tão talentoso que do campo foi para o sofá e do sofá para o teclado. Hobbie? Bola. Seja redonda ou oval, grande ou pequena, com ou sem costura; a emoção é sempre a mesma!