ESPORTES: Espaço Nobre – As maiores vitrines de Minas à serviço do bem!

Manto, farda, segunda pele… para os amantes do futebol estas são boas definições para a vestimenta que dá mais sentido a sua vida: a camisa do time amado. Esse item indispensável nos guarda-roupas dos boleiros mundo afora traduz as glórias de uma instituição, identifica o sujeito e é capaz de referenciar um determinado lugar.

Assim acontece em Minas Gerais. O alvinegro do Galo e o azul celeste da Raposa seguramente são as maiores vitrines de Minas Gerais perante ao Brasil e ao mundo. Duas janelas abertas que evidenciam aos quatro cantos do planeta um pouco do que somos, da nossa cultura e o nosso povo.

Nas últimas semanas, Cruzeiro e Atlético usaram seus consagrados mantos em ações muito interessantes e positivas, que tinham uma intenção diferente da usual nos tempos de futebol moderno. Ao invés de arrendar um espaço tão nobre na busca pura e simples de dinheiro, transformaram suas camisas em plataformas de conscientização social e valorização do passado.

O Cruzeiro resolveu fazer uma reflexão sobre a violência contra a mulher, expondo em números como esse quadro é assustador no Brasil. A ação teve boa repercussão nas ruas e nas redes sociais, inclusive de torcedoras e torcedores atleticanos. Um golaço do Cruzeiro!

30528

O Galo, que no último final de semana comemorou 109 anos, também resolveu usar sua camisa em uma ação muito legal, homenagear os ídolos do passado. Como muitos deles estão vivos, conseguiram receber essa justa homenagem e se emocionaram com o reconhecimento do clube.

02

Atlético e Cruzeiro deram orgulho aos seus torcedores e mostraram que o futebol pode ser bem mais que o esporte dentro das quatro linhas. Pelo tamanho e importância que tem em nosso país pode e deve ser usado para atacar assuntos delicados e valorizar nossa cultura e as pessoas que ajudaram a construí-la.

Que as mais nobres janelas de Minas para o mundo permaneçam abertas em campanhas do bem, colaborando para a reflexão de nossos problemas sociais e a valorização do nosso passado e de nossa cultura.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “ESPORTES”

Comentários

Amante do futebol, skatista há mais de uma década, entusiasta de automobilismo e apreciador de esportes em geral. Acompanha os principais eventos esportivos nacionais e internacionais, muitos deles "in loco", para absorver melhor as emoções e repassa-las com maior riqueza de detalhes.