COTIDIANO: Sobre carinho, cuidado e gentileza

Sabe o que sempre me impressiona nas pessoas? A educação delas. De algumas delas. Sempre que alguém me trata bem, com educação e simpatia, me deixa impressionada. Que coisa horrível de se dizer, né?! Porque a gente não deveria se impressionar com o que as pessoas deveriam praticar com mais constância. Educação e simpatia deveriam ser pré-requisitos básicos no trato humano.

Esse mundo louco em que vivemos nos levou a achar que é a coisa mais maravilhosa do mundo as pessoas terem educação como qualidade, quando educação deveria ser uma regrinha básica de convivência.  Nós nos acostumamos à brutalidade, às grosserias e à antipatia alheia.

É lógico que a gente não acorda bem todos os dias, que em algum momento vamos distratar alguém, que o mau humor matinal existe, que respostas ríspidas fazem parte da vida e que a falta de educação, eventualmente, acontecerá. Mas isso não deveria ser via de regra! Deveria ser exceção!

E quando acontecem esses momentos em que tratamos as outras pessoas mal, um “desculpe, eu fui mal educada e grossa” sempre tem o seu lugar! Aliás, “desculpa”, “obrigada”, “com licença” e “por favor”, nunca deveria sair de nosso vocabulários!

Poxa vida… a gente gosta tanto de receber cuidado, ser trato com carinho e ouvir palavras de gentileza. O que nos faria pensar que as outras pessoas não iriam gostar também?

Sugestão do dia: tentar fazer o dia de alguém ser melhor sendo gentil!

Ajude uma senhora a carregar sacolas até o carro, pare para que os pedestres atravessem a rua, ofereça o guarda-chuva para uma mãe com uma criança pequena, dê um sorriso e um “boa tarde” para a moça do caixa da padaria, deseje “bom serviço” para o vigilante noturno do seu local de trabalho, acompanhe um amigo em um evento monótono, faça companhia para sua namorada numa consulta demorada, compre pão de queijo e leve para sua família tomar café mais tarde.

São tantas e inúmeras as possibilidades de fazer do dia de alguém melhor com gestos tão simples. Carinho, cuidado e gentileza nunca fizeram mal a ninguém! E, certamente, esses atos deixarão o seu dia mais leve!

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras