COTIDIANO: Simplifica a vida, colega!

Vocês já sabem, vira e mexe a gente lida com verdades diretas por aqui. Eu uso um linguajar mais rebuscado e, por vezes poético, para falar o que penso, mas é tudo artifício para que certas opiniões honestas não soem grosseiras. Mas para falar sobre o que a vida tem me ensinado, não tem como dizer isso educadamente: vá viver sua vida, só a SUA!

Essa é uma das maiores lições que aprendi. A única vida que deve lhe interessar é a sua, a dos outros, é deles. E tem outra coisa importante: para de complicar o que já é simples! Aceita que tem coisas que não podemos mudar… elas são como são. Para exemplificar melhor, listei umas verdades que, recentemente, fizeram diferenças para mim. Lê com carinho. Vai que te serve também!

  1. Maturidade se trata de assumir novas posturas, ser mais racional e não se falar tudo o que pensa.
  2. Só fale verdades a alguém se essa pessoa estiver disposta a ouvir. Caso contrário, é tempo e lábia perdida. E lembre-se: as pessoas também tem verdades para te dizer…
  3. Tem gente que é louca mesmo e é desgastante tentar entender isso. Descubra como conviver com a loucura alheia se querer matar a pessoa… ou se matar! Você também tem as suas esquisitices…
  4. Gente que não assume os próprios erros, não sabe pedir desculpas, tira o corpo fora e aponta somente os defeitos dos outros esquecendo-se dos seus, não é confiável… e não deveria fazer diferença na sua vida.
  5. Todo mundo tem problemas. Pare de se colocar sempre em primeiro lugar e achar que só você questões a resolver. Não subestime a dificuldade do outro só porque acha que a sua é maior.
  6. As pessoas têm suas próprias histórias… muitas delas antecederam você. Respeite a história de vida alheia. Você não sabe pelo que as pessoas já passaram na vida.
  7. Pessoas são pacotes completos: qualidades, defeitos, problemas, sucessos, desafios, esquisitices, frustrações, enfim. Quando você se relaciona com alguém, não dá pra ficar só com a parte que te apetece. Aprenda a viver com isso!
  8. Tem gente que não quer mudar. Para de insistir! Pessoas só mudam quando elas querem, não quando você as pressiona!
  9. O mundo te devolve o que você joga para ele. Sorria mais, reclame menos.
  10. Amigos somem. Amigos sofrem. Amigos se isolam. Amigos mudam de opinião. Amigos tem outros amigos. Igualzinho a você. Respeite o espaço do seu amigo.
  11. Solidão é necessário. Aprenda a ficar bem sozinho. Uma hora ou outro você passará por essa condição.
  12. Sim, você critica coisas que você também faz. Mesmo que se esforce para não ser assim. Isso chama hipocrisia. E é inerente ao ser humano.
  13. Não existe “dizer da boa pra fora”. Se você falou é porque acredita no que disse e teve essa intenção.
  14. Relacionamentos são complicados. Porque seres humanos são complexos. O segredo está em saber administrar as diferenças, colocar os sentimentos bons à frente e criar cumplicidade.
  15. Valorize os dias bons ao lado do seu par. Seja uma noitada regada a cerveja, seja um cineminha debaixo do edredom. Se teve sorrisos, foi um bom dia.
  16. Picuinha, mentira, fofoca e conversa fiada não valem nem serem comentadas.
  17. Demonstrações públicas de afeto fazem bem para a alma.
  18. Todo mundo empurra alguma coisa com a barriga… deixe que essa mesma pessoa escolha o melhor momento para fazer o que tem adiado. Isso vale para você também.
  19. Aprenda a dizer não! Não que seja sempre fácil…
  20. Para de se preocupar com o que não te diz respeito. Se ninguém pediu sua opinião é porque ela não é importante.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COTIDIANO”

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras