COTIDIANO: Mantendo a saúde das relações pessoais

Se tem uma coisa que eu prezo na vida são as minhas relações pessoais. Família, amigos, namorado, companheiros de trabalho, conhecidos, amigos dos amigos… a gente passa a vida inteira conhecendo gente nova a cada dia. É importante saber conviver com essas pessoas afim de levar uma rotina mais leve e menos extenuante.

Desde muito nova meus pais me ensinaram o valor da boa educação social e da gentileza. Cumprimentar as pessoas com educação, agradecer, pedir por favor, desculpar-se quando errado, aceitar pedidos de desculpas, dar “bom dia/boa tarde/ boa noite”, não interromper quando alguém estiver falando, alterar o tom de voz apenas se necessário. Enfim, uma infinidade de regrinhas que me guiaram a vida inteira nas minhas relações interpessoais.

Obviamente, enquanto pequenininha eu ia muito bem nesse quesito. Mas, após andar com minhas próprias pernas, algumas delas foram sendo adaptadas à minha realidade e vivência e estabelecia diversas condutas de comportamento que, acredito, vem funcionando para ser uma pessoa educadinha e de fácil convivência.

Eu tenho lá meus maus humores, minhas respostas ríspidas e uma leve falta de educação vez ou outra, mas creio que – na maior parte do tempo – trato as pessoas com muito respeito e consideração.

Tem duas coisas que considero indispensável para tudo que diz respeito ao convívio humano: respeitar o espaço do outro e sempre usar as expressões “muito obrigada” e “por favor”.

Uma coisa que me deixa impressionada é como as pessoas ainda se assustam com a educação do outro. Em inúmeras situações fui elogiada por isso e ouvi histórias tristes de como a falta de educação afeta drasticamente a estima de alguém!

Portanto, coleguinhas, vamos aprender a nos colocar no lugar das pessoas e a tratá-las com um pouco mais de respeito e gentileza. Isso nunca fez mal a ninguém! Sejamos educadinhos e comportados em prol de uma convivência mais humana e delicada.

Vamos nos amar mais! E ser felizes! Obrigada, grata!

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COTIDIANO

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras