COTIDIANO: Celebrar!

Você já parou para se perguntar como começou o costume de comemorar datas especiais? Eu perguntei para o Google e ele me contou que quem começou com o costume foi a galera do Egito antigo. Tipo há uns 3 mil anos antes de Cristo. Esse povo maravilhoso das pirâmides era à frente de seu tempo até nisso…

Mas eles se restringiram. Porque dedicavam essas comemorações, sobretudo de aniversário, apenas aos faraós e Deuses. Os pobres coitados, trabalhadores, pobres na vida, tipo a gente, não tinham esse direito não. Mas aquele povo romano que curtia uma política populista se contaminou pelo costume e estendeu pra geral. E de lá pra cá não acabou mais!

O Google me contou também que as pessoas começaram a dar presentes para as outras em seus aniversários como uma forma de espantar maus espíritos. Como se o sentimento bom de dar um presente protegesse aquela pessoa que o estava recebendo.

E para ser bem clichê, o Trem das Gerais comemora o aniversário de um ano e quem ganha presente todo dia é a gente que escreve aqui. Porque é uma alegria ver o carinho com que nossos textos são recebidos e compartilhados internet afora. Vocês são leitores lindos e fazem a gente feliz todos os dias!

Então, cada um pega uma fatia de bolo aí. Pode ser qualquer um: cenoura, fubá, caçarola, de padaria, de festa. Tanto faz. Não esquece de colocar uma velinha em cima, hein?! Agora todo mundo acendendo o pavio e fazendo um pedido: que o Trem das Gerais tenha vida longa e continue levando a vocês as palavras, curiosidades, informações e novidades que fazem o seu dia melhor. E que para a gente que fica do lado de cá nunca falte inspiração e dedicação. E seguimos comemorando e nos divertindo juntos!

*P.S.: Se rolar uns docinhos aí, manda para cá que vou receber com muito amor no coração. Brigadeiro, moranguinho, cajuzinho, beijinho… de tudo estamos aceitando! Obrigada, grata!

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COTIDIANO”

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras