Como parte das comemorações de oito anos de atividade, o WhatsApp lançou nova funcionalidade para o seu aplicativo. Desde o dia 24 de fevereiro, o app conta com uma espécie de função “stories” – bem similar aos existentes no Snapchat e Instagram. Com a nova ferramenta, é possível compartilhar atualizações por meio de imagens e vídeos que desaparecerão depois de 24 horas.
Essa é mais uma ação do Facebook (empresa que é dona do WhatsApp e Instagram) para tentar frear o avanço do Snapchat. No ano passado, uma série de mudanças foi implementada no Instagram, entre elas o modo “stories”. Além disso, o Messenger já vem sendo testado para contar com uma funcionalidade parecida. Agora, foi a vez do WhatsApp contar com a ferramenta.
Com a nova atualização, o app de troca de mensagens promove mudanças na forma como seus usuários interagem. Fotos e vídeos podem ser enviados com “prazo de validade” e as pessoas que interagirem com esses conteúdos podem comentar e responder por meio de mensagens diretas – que serão enviadas normalmente pelo aplicativo (inclusive mantendo o sistema de segurança por criptografia).
Porém, a mudança não aconteceu apenas no modo como os usuários se comportam dentro do aplicativo. Ela também abre portas para que anúncios corporativos sejam trabalhados de forma diferente e com mais facilidade. Inicialmente o WhatsApp era uma ferramenta para troca de mensagens pessoais; assim, o compartilhamento de anúncios era visto como invasivo, o que limitava a utilização comercial do app.
Mas com a criação de um modo “stories” é possível desenvolver um feed de conteúdo para os usuários do aplicativo, o que facilita a sua exploração comercial (uma limitação que o WhatsApp ainda não conseguiu superar). Isso acontece porque os anúncios passam a ser inseridos em meio às atualizações do feed, como acontece no Facebook e Instagram.
Empresas e profissionais de comunicação e marketing devem ficar atentos às possibilidades que surgem com essas mudanças implementadas no WhatsApp. Um novo canal de divulgação de marcas e produtos pode estar surgindo.