COMUNICAÇÃO E MARKETING: Twitter aposta nos emojis em sua nova segmentação de anúncios – entenda!

Uma pesquisa realizada em 2015 pela plataforma de marketing Emogi apontou que 92% da população online faz uso de emojis em suas postagens e publicações. Para se ter uma noção de quanto esses ícones são utilizados, dados oficiais do Twitter informam que desde 2014 já foram tweetados mais de 110 bilhões de emojis – e isso somente na rede social de microblog.

De olho nessa tendência e buscando compreender os hábitos de seus usuários para oferecer melhores opções para as marcas atuarem na rede social, a equipe do próprio Twitter desenvolveu uma nova segmentação de anúncios baseada nos emojis. A novidade foi anunciada na última quinta-feira, 16 de junho, já pegando carona nas comemorações do Dia Mundial do Emoji, que acontece no dia 17 de julho.

Segundo o blog oficial do Twitter, o novo mecanismo de anúncio funcionará assim: as marcas podem segmentar suas propagandas por pessoas que recentemente tenham tweetado ou se engajado com tweets que tinham algum emoji. Para isso será necessário que o anunciante libere essa funcionalidade junto com uma das empresas parceiras do Twitter: AdParlor, Amobee, HYFN, Perion, SocialCode e 4C.

Logo, se alguns usuários tweetaram o emoji 🍻, podem receber um anúncio segmentado de uma cervejaria ou bar. O mesmo pode acontecer no caso de uma pizzaria, que pode segmentar anúncios para quem usar o emoji 🍕.

A nova ferramenta permite uma nova forma de interação entre marcas e usuários. O relacionamento, agora, poderá ser feito com base no sentimento, paixões, sinais de humor e estado de espírito das pessoas – uma oportunidade única para quem souber explorar com criatividade essa nova funcionalidade.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.