COMUNICAÇÃO E MARKETING: Saiba quais ações de marketing digital estarão em alta em 2016

A Internet é um meio bastante dinâmico e que de tempos em tempos se reinventa, seja nas possibilidades de atuação dentro da rede, no comportamento dos usuários ou no surgimento de novas plataformas. Para acompanhar esse ritmo de mudanças é preciso ficar atento às inovações e se adaptar às tendências do momento – ou àquelas que vêm ganhando espaço dentro do mercado.

O marketing digital é um dos setores que mais precisou se reinventar nos últimos anos, principalmente no desenvolvimento de novos mecanismos que possam impactar os usuários de Internet. Esse perfil obriga que os profissionais da área estejam atentos às novas tendências do mercado de comunicação e saibam adequar suas ações às necessidades das empresas e os desejos de quem trafega pelo ambiente digital.

Em 2016 o marketing digital continuará em transformação, mas as principais tendências para o setor já vinham sendo percebidas – e utilizadas – pelos profissionais mais antenados. Separamos neste artigo alguns itens que farão parte, com bastante destaque, no dia a dia dos comunicadores que atuam na Internet. Confira!

Sites: adaptem-se!
Já não é segredo pra ninguém que o mobile só tende a crescer. E por isso já não é possível mais pensar em comunicação digital sem levar em consideração os pequenos aparelhos que todos carregam em seus bolsos ou mochilas. A partir de agora todo – e qualquer – site deve ser desenvolvido de maneira responsiva, o que permitirá a eles adaptarem-se a qualquer tamanho de tela: desde os tradicionais computadores até os mais modernos tablets e smartphones.

Agora é pra valer: design e velocidade em alta
O número de empresas que estão presentes no ambiente virtual e desenvolvem ações lá só aumenta, assim como os usuários da rede se tornam ainda mais exigentes. Então, para que um site consiga se destacar é necessário ofertar mais do um conteúdo de qualidade: é imprescindível criar uma experiência agradável para o visitante. O projeto visual e a velocidade em que um site carrega agora são itens essenciais para conquistar um cliente na Internet.

Mais um bom ano para o marketing de conteúdo
Em 2015, o Inbound Marketing se fortaleceu e conquistou o seu espaço como um excelente mecanismo de comunicação. E a tendência é de que em 2016 essa estratégia se fortaleça ainda mais. A criação de conteúdo relevante e que agregue valor ao público é uma das principais formas para uma marca se estabelecer e ganhar confiança junto aos consumidores – e é justamente esse o trabalho do marketing de conteúdo. E tudo isso com custo menor em relação a outras estratégias de marketing digital.

É realidade: vídeos são as melhores plataformas de conteúdo
De acordo com um levantamento da Hubspot, todos os dias mais de um bilhão de vídeos são assistidos diariamente – sendo que 65% deles em algum dispositivo móvel. E isso somente no facebook. Esse quadro mostra que as plataformas de vídeo já se consolidaram e, hoje, são o melhor canal para se transmitir algum conteúdo, pois conseguem melhores taxas de conversão e engajamento dos usuários facilitando a realização de negócios.

Não tem mais volta: marketing digital é para todos
O marketing digital já vinha conquistando o seu espaço no mercado de comunicação, mas agora caminha para se consolidar como importante ferramenta de divulgação e relacionamento. Porém, muitas empresas ignoraram essa tendência e, agora, com o fortalecimento desse mercado, precisam correr atrás para se adequar à realidade da comunicação e do marketing na Internet. Em 2016, a expectativa é de que as pequenas e médias empresas adotem definitivamente a mídia digital – o que movimentará ainda mais o setor.

E você, o que espera do marketing digital para 2016? Ou ainda tem alguma dúvida sobre essa área? Deixe o seu comentário!

origami

Comentários