COMUNICAÇÃO E MARKETING: Quer ter uma imagem profissional na internet? Saiba como!

Há algum tempo as pessoas buscavam informações sobre empresas nas páginas amarelas dos catálogos telefônicos. Nelas encontrava telefones de contato e endereços e, a partir daí, faziam contatos, pediam orçamentos e fechavam negócios. As coisas mudaram e, atualmente, os sistemas de buscas evoluíram, ganharam mais importância e foram transferidos para outras plataformas.

As páginas amarelas dos catálogos foram substituídas por poderosos bancos de dados e sistemas de busca digitais. As pessoas, agora, acessam sites como o Google para achar telefones, endereços, e-mails… e mais: querem ver portfólios, consultar possibilidades de serviços, se informar sobre preços e conhecer um pouco mais sobre a empresa com a qual está fazendo negócio. As relações corporativas se tornaram mais complexas e exigem alto nível de profissionalismo.

Essa mudança comportamental do consumidor precisa ser compreendida e assimilada pelas empresas. Até mesmo as empresas que não possuem sites ou perfis na internet já foram alvo de pesquisa no mundo digital – e, com certeza, frustrou algum cliente em potencial que buscava informações sobre aquela companhia. Mais do que explorar as relações comerciais, as empresas conseguem no ambiente digital ganhar credibilidade, visibilidade e ampliar seus canais de relacionamento com o público.

Investindo no digital

Para garantir presença na internet é importante seguir alguns passos centrais. O primeiro deles é escolher e contratar um domínio online, ou seja, o seu endereço web. Contar com um domínio gratuito pode ser vantajoso em um primeiro momento, mas se o empresário busca gerar credibilidade para o seu negócio, o interessante é contar com um registro que remeta à sua empresa.

Em seguida, é hora de pegar esse endereço web e criar um site para ele. Existem diversas opções de modelo a serem seguidas, como sites institucionais, e-commerce, blog ou algum formato que se mostre mais interessante para o seu negócio. Não se esqueça de investir em um modelo responsivo, pois as pessoas acessam a internet por diferentes plataformas e a sua página online deve estar preparada para isso.

Por fim, crie um e-mail personalizado. Hotmail e Gmail podem ser úteis, mas contar com um “@nomedaempresa.com.br” tem muito mais credibilidade. As pessoas passam a ter mais confiança e reconhecimento por aquelas empresas que passam essa imagem profissional no ambiente virtual.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

origami

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.