COMUNICAÇÃO E MARKETING: Quatro filmes para inspirar o seu trabalho

Existem diversas formas de aperfeiçoar as suas metodologias de trabalho. Cursos de capacitação, estudo de novas técnicas, troca de informações com colegas de profissão, seminários, palestras… e também no entretenimento. Sim, livro, discos, séries e filmes podem ser excelentes mecanismos para entender e praticar a comunicação de forma inovadora, como é esperado dos profissionais desse campo.

Neste artigo, separei alguns filmes que podem ser bastante inspiradores para aqueles que atuam com a comunicação e marketing. São obras que ajudam a aumentar a compreensão das rotinas de trabalho, a importância de avaliar e compreender o mercado e, sobretudo, saber se sobressair em meio a uma rotina de processos mecanizados e ditado por “regras de ouro”. A inovação se faz necessária para quem quer se destacar em sua carreira.

Então confira a nossa lista, prepare a pipoca e aperte o play para a sua sessão de cinema!

A Rede Social

Nesse drama biográfico – dirigido por David Fincher – é contada a história da criação de um dos gigantes da tecnologia: o Facebook. A história é centrada no fundador do site Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) e toda a polêmica envolvida desde a ideia inicial até a consolidação da companhia. O filme coloca o telespectador dentro da rotina de trabalho das startups tecnológicas e destaca a importância do marketing para o desenvolvimento de mercado dessas empresas. E nem preciso falar que o Facebook, hoje, é estratégico para as ações de comunicação, né?

Jerry Maguire – A Grande Virada

Nesse longa, Tom Cruise dá vida a Jerry Maguire, um bem-sucedido agente esportivo. Ele, em um momento de crise de consciência, publica um documento em que defende uma nova postura para os profissionais da sua área: um gerenciamento de carreira mais humana para os atletas, mesmo que isso significasse rendimentos um pouco menores. Esse pensamento leva Jerry Maguire à demissão e somente um de seus antigos clientes, o jogador de futebol americano Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.), continua com os seus serviços. O filme trata, e muito, do marketing de relacionamento, da relação entre cliente e profissionais, das formas de cativar e fidelizar cliente e de como usar a criatividade para se reinventar na carreira.

Obrigado por Fumar

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é um porta-voz de uma grande empresa de cigarros. Ele precisa lidar com as crescentes ações do grupos anti-tabaco nos EUA. Para isso, ele desenvolve uma série de ações em programas de TV e nas produções cinematográficas – inclusive com a manipulação de informações – para garantir o consumo do produto. O filme retrata a importância do marketing e da comunicação na atração de clientes, no relacionamento com a comunidade e na construção e consolidação das marcas (e as consequências do mau uso desse trabalho).

O Discurso do Rei

O Rei Jorge VI (Colin Firth) assume oficialmente o trono da Inglaterra e, com o cargo, vem uma série de obrigações. Entre elas, a responsabilidade para se comunicar com a população. Mas tem um porém: Jorge VI é gago. É nessa hora que entra em campo o fonoaudiólogo Lionel Logue (Geoffrey Rush), que tem a missão de melhorar a comunicação do rei. Nesse filme, são mostradas as ações para a construção de imagem e dos trabalhos necessários para a formatação de um projeto nesse sentido.

Já assistiu a esses filmes? Quais outras películas podem ser aulas de comunicação e marketing? Compartilhe nos comentários as suas opiniões.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.