COMUNICAÇÃO E MARKETING: Quatro dicas para montar um planejamento no Instagram

As redes sociais promoveram uma transformação nos modelos de comunicação, marketing, publicidade e propaganda. O crescimento no número de usuários, possibilidades de ações comunicacionais e o valor de investimento na Internet têm favorecido o crescimento do marketing digital em todo mundo. Profissionais da área e empresários precisam ficar atentos às novas tendências e serem criativos na hora de desenvolver o seu planejamento web.

Na semana passada falamos um pouco sobre como o aplicativo Snapchat pode ser usado em favor das marcas. Apesar de ser um dos sistemas de compartilhamento de fotos que mais tem crescido nesses últimos meses, o Snapchat ainda possui um público restrito, o que acaba restringindo também as suas possibilidades de uso e exigindo bastante criatividade na hora de explorá-lo nas suas estratégias de marketing digital.

Porém, quando o assunto é o compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram ainda é imbatível. A rede social, que hoje pertence ao mesmo grupo do Facebook, já possui grande abrangência de mercado e, consequentemente, um público maior e mais consolidado. Atualmente, estima-se que o Instagram esteja entre as maiores redes sociais da Internet e conta com uma base de 400 milhões de usuários ativos mensalmente em todo mundo.

Os números do Instagram impressionam: até hoje já foram compartilhadas mais de 40 bilhões de fotos por meio da plataforma; diariamente são curtidas 3,5 bilhões de fotos em todo mundo; e são compartilhadas a cada dia mais de 80 milhões de fotos pela plataforma. O alcance global é tanto que, hoje, 75% da comunidade de instagramers está fora do seu país de origem (os EUA). E a tendência é que esses números continuem em crescimento.

As marcas não podem ficar indiferentes a um mercado tão robusto. Na hora de desenvolver um planejamento de marketing digital é importante levar em consideração o Instagram. Para aqueles que pretendem investir na plataforma, separamos algumas dicas. Confira!

Imagens precisam ser vistas

A Internet suscita diversos debates, entre eles o direito à privacidade – mesmo em ambientes em que as pessoas estão dispostas a compartilhar momentos do seu dia a dia. Por isso as redes sociais contam com mecanismos para assegurar a privacidade e controlar quem pode ver determinados conteúdos. Mas para quem está buscando divulgação essa não é uma alternativa interessante, então não se esqueça de tornar o seu perfil público para que todos possam ter acesso às suas atualizações. E se quiser aumentar o alcance das suas publicações vincule sua conta às suas outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Flickr.

Capriche nas poses

O grande astro dessa rede social são as fotos, logo capriche em cada imagem que for produzir e publicar. Isso envolve saber usar bem a câmera fotográfica (seja ela do celular ou profissional), ter conhecimentos básicos de enquadramento, luz e edição, além, é claro, saber usar os filtros que são oferecidos pelo aplicativo. Se não é grande conhecedor de fotografia, busque esse conhecimento na Internet, que está cheia de sites que te ensinam as noções básicas e que vão te ajudar a montar um perfil campeão no Instagram.

Invista sempre no conteúdo

Apesar de ter o foco central nas imagens, o Instagram possui espaço para textos e legendas. Então utilize esses instrumentos para adicionar conteúdos e agregar valor às suas postagens. Se você tem uma loja de roupas e postou o último look que chegou, então acrescente informações sobre as peças e condições de compra; se trabalha com venda de bebidas, que tal informar dicas de harmonização para o vinho ou uma nova receita de drink com vodca? Procure produzir conteúdos que possam ser interessantes para os seus seguidores e que se relacionem com as imagens que publica.

Não se esqueça das hashtags

Alguns acham irritante aquele tanto de joguinhos da velha antes das palavras ou não entenderam a importância dessa ferramenta, mas as hashtags exercem papéis importantes nas redes sociais. Elas funcionam como um mecanismo para classificar o público que pretende atrair, pois são elas que vão destacar o seu perfil para alguns usuários da plataforma. No caso da loja bebidas, hashtags como #wine #winelovers #drink #makeadrink ajudam a atrair as pessoas interessadas em vinho. Mas é importante saber usar as hashtags certas para o seu planejamento e nunca pecar pelo excesso.

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