COMUNICAÇÃO E MARKETING: Por que as empresas precisam investir em branding?

Quando se fala em comunicação corporativa as pessoas pensam imediatamente nas propagandas, no relacionamento com clientes, assessoria de imprensa e no diálogo com o público interno. Tudo isso faz parte das estratégias de comunicação e marketing, mas não levam em consideração os trabalhos voltados para a construção e o fortalecimento de uma marca – um conjunto de ações importantes para a identidade de uma empresa.

A marca de uma empresa é um patrimônio intangível e o seu valor é difícil de mensurar. Para tornar esse patrimônio valioso é que são desenvolvidos os trabalhos de branding, que é um conjunto de ações multidisciplinares que envolvem planejamento, design, marketing e comunicação. Assim, as estratégias de branding vão desde a criação de uma marca, a sua administração e, se necessário, reposicionamento de mercado.

O branding já é uma prática comum nas grandes empresas, que entendem a importância e o valor das marcas que gerem. Mas esse trabalho também deve ser feito pelas pequenas e médias empresas que buscam crescimento de mercado e a construção de uma imagem forte e relevante. Devido à sua importância e complexidade, o branding é uma estratégia com resultados em longo prazo.

Qual a importância em se investir em branding?

As empresas precisam ter clareza em seu posicionamento para que possam desenvolver suas estratégias de mercado. Porém, é comum que essas empresas, com o passar do tempo, percam o seu foco central e comecem a utilizar discursos variados na hora de se comunicar. Isso gera confusão e enfraquece a relação com o público – fazendo com que a marca perca força no mercado.

Esse processo leva a empresa a gerenciar uma marca genérica: apenas mais uma no mercado. Assim, a sua empresa tem maior dificuldade de se diferenciar dos seus concorrentes e precisa investir cada vez mais em publicidade para atrair novos negócios. Em contrapartida, uma marca única gera autenticidade, ganha relevância e força e diferencia a empresa de seus concorrentes.

Isso acontece porque o branding é a forma como os seus clientes percebem a sua marca. Dessa forma, trabalhar o branding é investir na conceituação da sua empresa, produtos ou serviços por meio das experiências que os seus clientes têm com a sua marca. É todo um esforço para gerar boa reputação e reconhecimento com o objetivo de alavancar os negócios de uma instituição.

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