COMUNICAÇÃO E MARKETING: Por que a minha empresa precisa?

Construir e consolidar uma marca não são tarefas fáceis: é preciso conquistar clientes, fortalecer a imagem, consolidar o nome e se tornar relevante no mercado. Grande parte do sucesso nesses processos está ligado às ações de comunicação e marketing, que irão trabalhar os diferentes públicos com que a empresa tem que se relacionar. Uma série de ações extremamente estratégicas para os negócios.

Ao contrário do que muitos empresários pensam, os investimentos em comunicação e marketing não são uma exclusividade das grandes corporações. Empresas de qualquer porte podem e devem trabalhar a sua imagem, divulgar os seus produtos e se relacionar com os seus clientes. São vantagens competitivas que influenciam diretamente as ações e políticas de uma empresa – e a posicionam estrategicamente dentro do mercado.

Nesse sentido, a comunicação aparece como uma ferramenta essencial para a realização de negócios, sobretudo na conquista e fidelização de clientes. Um planejamento de comunicação pode alavancar a sua empresa em um momento de economia estável, quando o ambiente está favorável para as relações comerciais. Porém, em momentos de crise, como o que vivemos agora, é essencial para destacar a sua marca em meio a toda a instabilidade.

Necessidade por comunicação?

Imprimir diversos folhetos, estender faixas no muro, contratar serviço de outdoor ou sair disparando atualizações nas redes sociais pode, em princípio, parecer um trabalho de marketing – mas ele é bem mais complicado do que isso. Toda ação de comunicação nasce de um planejamento que leva em conta diferentes cenários: objetivo do trabalho, o público com o qual pretende interagir, as plataformas que serão usadas e como fará a mensuração do trabalho.

É aconselhável que esse planejamento seja feito por uma agência especializada, mas existem alguns indícios que apontam a necessidade de se investir em marketing e qual caminho seguir. Para isso, se deve analisar a sua empresa, compreender quais os processos estão falhos e, só então, desenvolver as ações necessárias para corrigi-los. Em muitos casos o problema está associado à comunicação – ou a falta dela.

Fazer alguns questionamentos ajuda a reconhecer as suas necessidades. Não hesite em perguntar:

  • Existe alguma falha de diálogo entre os setores da minha empresa e isso tem afetado o trabalho?
  • As reclamações de clientes e fornecedores chegam até as pessoas que podem resolver esses problemas?
  • Os meus clientes e fornecedores enxergam a minha marca como referência no mercado?
  • Os meus concorrentes estão em um nível superior ou inferior em relação a você?
  • Quem são os meus clientes e o que eles desejam?

Pense na solução

Essas perguntas ajudam a mostrar algumas dificuldades pelas quais a sua empresa pode estar passando. Não importa se são com os clientes, fornecedores ou funcionários: a comunicação está falha e precisa ser melhorada. Está na hora de desenvolver um planejamento de marketing e buscar as soluções que vão contribuir para o crescimento dos seus negócios.

Um conjunto de ações bem executadas transformam os problemas em boas oportunidades. É por isso que a comunicação jamais pode ser entendida como gasto, mas sim como um investimento estratégico que, aliado às práticas de boa gestão, promovem o desenvolvimento e a consolidação de uma marca.

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