COMUNICAÇÃO E MARKETING: O Instagram se rende ao feed por ordem de relevância

Eu sei que você já percebeu que o seu Instagram já não é mais o mesmo. E não estou falando da nova marca ou do design mais clean, pois, convenhamos, essas já são mudanças antigas e foram assimiladas pelos usuários. Agora, as alterações foram feitas no feed de atualizações e as fotos das pessoas que você segue já não aparecem mais por ordem cronológica, e sim por ordem de relevância.

Em março o Instagram anunciou que iria promover essas mudanças, o que levou certo número de usuários a criticar a iniciativa por considerar que a rede social de fotos ficaria muito parecida com o Facebook. As críticas, porém, não surtiram muito efeito e, desde junho, o feed do aplicativo vem utilizando um algoritmo para tentar identificar as postagens mais relevantes para cada usuário e, assim, colocá-las no topo da timeline.

Inicialmente essas mudanças vão causar estranheza naquelas pessoas que se habituaram a navegar por bastante tempo no Instagram para visualizar os posts recentes e todos aqueles que, por algum motivo, não conseguiu ver na hora da sua publicação. Porém, se tem algo que temos aprendido com as redes sociais é que os internautas conseguem assimilar, acostumar e adaptar-se às diversas mudanças.

Por outro lado, a equipe do Instagram busca com essas mudanças aumentar o engajamento de seus usuários com as fotos e vídeos publicados. Ao exibir no topo dos feeds as postagens consideradas mais relevantes, o aplicativo incentiva que esse engajamento aconteça rapidamente e logo nas primeiras olhadas nas fotos.

As mudanças surgem, conforme o Instagram explica em seu blog, em resposta a um estudo que aponta que as pessoas não visualizam cerca de 70% das publicações feitas pelos seus contatos. Assim, ao promover uma nova ordenação nas atualizações, a equipe do Instagram pode até não aumentar a quantidade de atualizações que verá, mas está garantindo que você terá acesso às postagens das pessoas e marcas com que mais se relaciona.

O que acontece não é um aumento do conteúdo que será recebido, mas sim um refinamento das informações cujo acesso é mais fácil, pois, vale lembrar, nenhuma atualização será excluída, mas aquelas que, aparentemente, são menos relevantes para o usuário, estarão lá embaixo da sua timeline.

origami

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.