COMUNICAÇÃO E MARKETING: O Instagram é foto, é vídeo e é marketing

Uma pose, um flash, um clique e pronto! Aquelas lembranças já não ficam apenas em nossas memórias, mas também ganham um registro. E, agora, com as redes sociais, temos também a possibilidade de compartilhar e dividir esses momentos. Ainda mais quando vivemos uma época em que qualquer pessoa com um smartphone às mãos pode ensaiar os seus passos como fotógrafo. Não é à toa que uma rede social inteira dedicada à fotografia alcançou enorme sucesso em todo o mundo.

O Instagram conta atualmente com 300 milhões de usuários em todo o globo. Uma marca que supera outras redes sociais de destaque, como o Twitter. Essa força se tornou mais evidente depois das alterações mais recentes na plataforma, que permitiram, por exemplo, a gravação e o compartilhamento de vídeos. Assim, o Instagram aparece como uma opção interessante para as suas estratégias de marketing digital.

Só para ter uma ideia das possibilidades que o Instagram oferece, confira alguns números: 53% dos usuários são mulheres e 47% são homens – sendo que, do total, 67% tem entre 18 e 34 anos; 95% das pessoas que usam o serviço também possuem contas no Facebook e/ou Twitter; em média são postadas 80 milhões de fotos por dia; e o número de curtidas diárias é de 3,5 bilhões.

Neste artigo separamos algumas dicas para as pessoas que tem interesse em desenvolver estratégias para essa rede social. É só acompanhar as próximas linhas!

Use e abuse da sua criatividade
Se você quer se destacar é preciso ser original. Então não publique retratos muito genéricos ou fotos que estejam lotadas de textos, pois isso irá espantar os seus seguidores. A saída é ser bastante criativo para cativar as pessoas. Uma das possibilidades é mostrar os bastidores da sua empresa – como seus produtos são feitos, a rotina de trabalho, a forma como acontece a prestação de serviço, entre outras ações.

Quem conta um conto ganha um ponto
Contar histórias é uma boa forma de chamar a atenção, independente da mídia com a qual esteja trabalhando. Criar séries de postagens aguçam a curiosidade dos seus seguidores e os fazem esperar por mais – assim fica mais fácil estabelecer uma conexão entre o perfil da sua empresa e o seu público alvo. Mostrar bastidores de alguma ação, complementar comerciais, oferecer teasers, mostrar o impacto do seu produto e serviço no dia a dia de algum cliente são algumas das possibilidades que podem ser exploradas.

Não tenha medo: faça promoções
Descontos, brindes e outras ações sempre atraem pessoas. Então porque não explorar isso ao seu favor? O Instagram permite maneiras criativas e divertidas de interagir com os seus seguidores e clientes em potenciais. Que tal sugerir que seus seguidores tirem fotos com os seus produtos, postem e marquem a sua empresa. Depois é só escolher as melhores e compartilhar em seu perfil. Ou então colocar na sua conta imagens com códigos promocionais e quando alguém clicar ganha o desconto. Aqui, mais uma vez, é necessário ser criativo.

Texto também pode ser foto, ok?!
Não adianta negar que eu sei que você já compartilhou alguma imagem com texto. E isso acontece porque elas carregam mensagens que estimulam as pessoas a dividirem com os amigos essas fotos, que pode ser uma frase de alguma personalidade, um conteúdo motivacional, um texto que passa boas sensações ou que prestem homenagem a uma data ou acontecimento. Mas fica a dica: use frases curtas, que permitem uma leitura rápida e, claro, que tenham um layout limpo – ou cleam, se preferir.

Hashtags são estratégicas, acredite
Aquele famoso jogo da velha que aparece nas postagens no Instagram, Twitter e Facebook podem contribuir – e muito – para aumentar a sua exposição nas redes sociais. As hashtags são palavras-chaves que fazem alguma referência à sua postagem, além de criar um canal em que as pessoas podem encontrar os seus conteúdos. Usadas de maneira inteligente podem ser excelentes mecanismos para atrair novos seguidores. Mas antes de espalhar os jogos da velha pelas suas postagens, lembre-se de deixar o seu perfil como público, caso contrário, não surtirá nenhum efeito.

Como tem utilizado o Instagram da sua empresa? Quais estratégias têm adotado? Tem alguma dúvida em como usar essa rede social nos seus negócios? Deixe um comentário para a gente!

origami

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.