COMUNICAÇÃO E MARKETING: Não fuja do marketing digital

A internet já faz parte da rotina das pessoas, que, diariamente, acessam redes sociais, sites e blogs e e-mails buscando e compartilhando informações. De acordo com o Ibope Media, o Brasil conta com 94,2 milhões de usuários, um número imenso de pessoas conectadas à rede mundial de computadores. E eles não estão ali buscando apenas entretenimento ou cultura, mas também irão consumir, seja nas lojas online ou consultando informações sobre produtos ou serviços. Um mercado que deve ser explorado.

Uma empresa pode até não investir no marketing digital, mas o cliente dela vai estar na internet – onde vai falar dos lugares em que compra, fazer comparações com outras companhias e tentar se relacionar com as marcas. O empreendedor que fica fora desse processo perde uma oportunidade de comunicar com os seus compradores e ainda se ausenta das discussões que envolvem o seu trabalho e produto. Querendo ou não a internet vai afetar o seu negócio.

Se por um lado manter-se longe do mundo digital pode ser perigoso para o seu negócio, se posicionar na internet pode ser rentável e colaborar para o crescimento da sua empresa. Na rede, o empresário pode produzir e publicar conteúdos relevantes, elaborar sites atrativos e que se comuniquem com a clientela, usar ferramentas analíticas para melhorar os métodos de vendas, dentre outras possibilidades. A internet é um local que permite criatividade para tornar ainda mais eficiente os processos de marketing.

Neste artigo listamos alguns dos principais motivos para se investir no marketing digital. Confira!

Tenha mais exposição da sua marca
O marketing digital reúne técnicas que aumentam a exposição da sua empresa na rede e, com isso, atinja um maior número pessoas – e potenciais clientes. Essa estratégia contribui para que se agregue mais valor à marca. Com mais exposição e engajamento, mais chances se tem que realizar novos negócios e fazer com que a empresa cresça.

Gaste o seu tempo
A maioria das estratégias de marketing para a internet são mais baratas que as estratégias de comunicação tradicionais. O investimento é mais em conta e o resultado é tão eficiente quanto, mas é necessário dedicar tempo para elaborar as ações e mensurar os resultados obtidos. Ainda assim, uma saída interessante para as empresas que procuram visibilidade e crescimento.

Todas as ações podem ser testadas
As estratégias de marketing digital podem ser mensuradas. Sites, blogs e redes sociais oferecem diversas métricas que, se bem avaliadas, auxiliam na hora de definir quais as melhores ações você pode tomar para o seu negócio. É claro que nem todo e-mail, tweet, blog post, foto ou outra ação se tornarão em um novo cliente ou venda, mas quando der um resultado satisfatório você saberá exatamente qual estratégia voltará a utilizar.

Direcione as suas ações
Conquistar clientes é uma tarefa complicada e necessita de muito esforço das empresas. Mas esse esforço pode ser direcionado ao público que realmente interessa para o seu negócio. Com a internet é mais fácil fazer ações segmentadas – seja por faixa etária, região, data e horário específicos de divulgação etc. – e ainda mudar tudo se esse for o seu interesse. Em resumo: a internet permite atingir públicos específicos, mudar campanhas quando desejar (o que não acontece em nenhuma outra mídia) e analisar e mensurar resultados com mais precisão.

Esteja onde o seu cliente está
Se você estiver lendo atentamente este artigo irá lembrar que 94,2 milhões de brasileiros acessam a internet. De acordo com a pesquisa Brasil Conectado, da Interactive Advertising Bureau (IAB), 78% das pessoas no Brasil pesquisam online o que vão comprar – e isso inclui produtos que compram off-line. Então, esteja onde o seu consumidor está: na internet.

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