COMUNICAÇÃO E MARKETING: Instagram fará mudanças nas páginas de empresas

No início deste mês o Instagram apresentou aos seus usuários o seu novo visual. A repaginação atingiu o logotipo e o seu design interno, que ganharam um aspecto bem mais clean. Parte do antigo conceito ainda permanece no visual do aplicativo: a tradicional lente fotográfica está lá, porém minimalista, e o arco-íris que determinava as cores foi mantido, mas desta vez as suas cores são apresentadas em tons degradês.

As mudanças também atingiram outros aplicativos da família Instagram: Layout, Boomerang e Hyperlapse. Todos eles seguem a mesma identidade visual, o que reforça a ideia de que foram criados para operarem em conjunto. Essas alterações são as que atingem toda a base de usuários da rede social, mas a equipe do Instagram tem trabalhado em novos recursos para serem utilizados nos perfis de marcas – o que mudaria a relação das empresas com o app.

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Novas logos da família Instagram.

Essas ferramentas ainda estão em fase de testes e só um grupo exclusivo de usuários tem acesso a elas. De um modo geral, as alterações nas páginas corporativas do Instagram se assemelham às opções que são disponibilizadas nas fanpages do Facebook, como botões de contatos e informações de endereço. A expectativa é de que esses novos recursos estejam disponíveis para as marcas nos próximos meses.

Algumas das novas funcionalidades do Instagram para as páginas corporativas já foram vistas em fotos disponibilizadas por sites especializados. Uma das mudanças já divulgadas é a criação do botão “contato” – que está localizado ao lado do botão “seguir”. Ao clicar nele, o usuário terá a opção de solicitar as coordenadas para chegar a um local ou enviar um e-mail para a empresa.

Com essa nova ferramenta as empresas terão uma preocupação a menos ao montar os seus perfis na rede social. Até então não era possível divulgar links nos conteúdos públicos. A única exceção acontece no espaço destinado à descrição do perfil, porém, ao adicionar um link ali, o espaço para descrever a marca e o negócio se torna ainda mais limitado. Dessa forma, o trabalho de relacionamento, principalmente ao estreitar os mecanismos de contatos entre marcas e consumidores se torna mais eficiente.

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Os usuários vão poder solicitar às empresas o seu endereço ou e-mail de contato.

Outra mudança prevista é a inserção de categorias de negócios (como saúde, alimentação, moda etc). Essas informações passam a ser inseridas embaixo do nome do perfil. Assim, é possível segmentar os perfis corporativos de acordo com o tipo de negócio, o que facilita a busca dentro do aplicativo. Essa nova função também poderá ter impacto na venda de anúncios dentro da plataforma.

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Além do botão contato, os perfis corporativos também vão poder indicar a qual segmento de negócio fazem parte.

O Instagram ainda promete entregar aos seus usuários ferramentas de análise que permitirão um acompanhamento mais eficiente do desempenho de cada post, além de inserir a opção comprar anúncios pelo próprio smartphone.

As novas ferramentas anunciadas pelo Instagram vão permitir que as empresas mudem as suas estratégias de marketing dentro da rede social e façam um planejamento mais amplo, criando uma nova forma de se relacionar e comunicar com o seu público. Agora é esperar até que essas novidades sejam disponibilizadas a todos os usuários do aplicativo.

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