COMUNICAÇÃO E MARKETING: Instagram anuncia mais novidades. Confira!

As redes sociais dominaram a internet e, atualmente, é possível encontrar plataformas dedicadas aos mais diversos temas. Diante dessa competição, programadores têm se dedicado a oferecer novos modelos de experiência para os seus usuários. E o Instagram, nos últimos meses, tem focado o seu trabalho em prover mudanças em seu sistema atual para se destacar entre as redes de compartilhamento de imagens e vídeos.

Na segunda-feira, 22 de novembro, o Instagram anunciou as suas duas últimas atualizações: transmissão ao vivo de vídeos no Instagram Stories e o envio de fotos que desaparecem dentro do Instagram Direct. As novas funções têm como objetivo tornar a rede social ainda mais interessante e interativa para os seus usuários – ainda mais depois do boom causado por algumas mudanças na plataforma.

De acordo com informações do Instagram, desde que o modo Stories foi lançado em agosto, mais de 100 milhões de pessoas utilizam diariamente a ferramenta. Já no Direct, que foi disponibilizado ao público no ano passado, o crescimento também é bastante expressivo: o número de usuários mensais passou de 80 milhões para 300 milhões em todo o mundo. Nada mais natural do que cativar esse público com mais algumas novidades.

Porém, a estratégia do Instagram não é apenas oferecer novas funcionalidades no aplicativo, mas também superar seus concorrentes. O Snapchat caiu nas graças dos internautas – sobretudo adolescentes e jovens – e começou a ameaçar o reinado da principal rede de compartilhamento de fotos. Tanto que as últimas atualizações do Instagram levaram a plataforma a se aproximar do modelo interativo da sua concorrente.

Novo Direct

A caixa de mensagens privadas do Instagram – o Direct – passou por uma reformulação abrangente. A começar pelo seu ícone, que agora é representado por um avião de papel no canto direito da tela. Além disso, agora é permitido que fotos e vídeos enviados de maneira privada para grupos e amigos desapareçam. Uma função que foi responsável pela popularização do Snapchat.

E as semelhanças com o concorrente não param por aí: assim como no Snapchat, o Instagram permite saber se alguém viu mais de uma vez a mensagem ou tirou uma captura de tela, o que contribui para o controle de segurança do usuário.

Vídeos ao vivo

O Facebook já entendeu que vídeos ajudam a aumentar o engajamento nas publicações e favorece as interações entre os usuários dentro da plataforma. Agora, Mark Zuckerberg decidiu explorar o recurso no Instagram. Apesar de se inspirar em seu “irmão mais velho”, a ferramenta da rede social de fotos e vídeos tem algumas diferenças sensíveis em relação ao “Live”.

De acordo com o Instagram, assim que a transmissão ao vivo terminar, ela desaparece completamente do aplicativo. No Facebook, os “Lives” ficam disponíveis para assistir depois. Os vídeos ao vivo podem ter uma hora de duração no máximo. Outros recursos são: notificar os amigos de que você começou uma transmissão; avisar que algum contato está transmitindo um vídeo; comentar e curtir; e destacar algumas transmissões ao vivo na aba “Explorar”. O recurso estará disponível nas próximas semanas.

Marketing digital

As novas atualizações do Instagram ainda precisam ser testadas junto ao público, mas levando em consideração o sucesso das ferramentas Direct e Stories, sem contar os modelos testados pelos concorrentes, esses mecanismos têm tudo para agradar a rede de usuários. Porém, mais do que recursos interativos, eles abrem possibilidades para os trabalhos de marketing digital.

Transmissões ao vivo já são um sucesso no Facebook e tem tudo para repetir a fórmula no Instagram, o que permite que a rede social seja explorada pelos profissionais do setor de forma diferente. Já os novos recursos do Direct, abrem espaço para que campanhas interativas e exclusivas sejam criadas. Novamente, as redes sociais exigem ainda mais criatividade dos profissionais de comunicação e marketing.

origami

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.