COMUNICAÇÃO E MARKETING: Gerando negócios para a sua empresa

Qual empresa não quer atrair mais clientes, fechar mais negócios, construir boa imagem no mercado e fortalecer a sua marca? Porém, qualquer uma dessas ações é um grande desafio para as companhias, pois demandam grande conhecimento sobre consumidores e a sua área de atuação, além, é claro, de desenvolver uma série de estratégias que possam gerar cada um desses resultados.

É nesse contexto que o marketing vem se tornando uma das principais ferramentas de negócios. É por meio dele que as companhias desenvolvem suas estratégias para captar novos clientes, atender as demandas dos consumidores atuais e desenvolver o relacionamento com colaboradores e a sociedade em geral. Um processo de comunicação com ênfase na geração de negócios.

Dessa forma, podemos afirmar que o marketing empresarial tem como objetivo principal criar soluções que possam melhorar continuamente o desempenho da empresa, o que implica boas doses comprometimento e inovação. Mas para que possa ser realmente efetivo, é necessária colaboração por parte dos colaboradores, pois as ações de comunicação são complexas e exige um trabalho estruturado para gerar resultados.

Em um momento em que temos o mercado cada vez mais globalizado, ampla circulação de informação e novos perfis de consumos, construir planejamentos e estratégias que busquem fortalecer e desenvolver um negócio é um desafio constante. Nesse sentido, é importante focar os trabalhos de marketing em um processo pensado para o cumprimento de metas específicas e que visem a construção positiva da imagem da empresa.

Gerando negócios

Desenvolver estratégias que trabalhem tanto o outbound quanto o inbound marketing é interessante e abrangente por garantir um alcance mais abrangente e uma possibilidade de se comunicar com um público mais variado. Porém, antes de definir o melhor caminho a seguir é importante conhecer quem é o seu consumidor: seus desejos, expectativas, hábitos de consumo e canais de comunicação que utilizam.

Apesar da popularização da internet, ainda vivemos em um país em que 46,1% dos domicílios não possuem acesso regular ao ambiente digital. Um número bastante significativo e que precisa ser lavado em conta na hora na hora de desenvolver as suas estratégias de marketingo que faz com que o outbound ainda seja uma solução interessante para empresas dos mais diversos segmentos.

Mesmo diante dessa realidade, as estratégias online não deixam de ser interessantes e bastante eficientes. Se por um lado temos grande parcela da população com pouco acesso à internet, o número de residências conectados à rede mundial de computador tem crescido a cada ano – e deve continuar a aumentar –, o que faz com que os profissionais de comunicação voltem seus olhos para o ambiente digital.

Além do número crescente de usuários, a internet se torna interessante por contar com um investimento relativamente mais baixo do que as mídias tradicionais. Isso sem contar nos diversos canais que podem ser usados: sites, blogs, redes sociais, aplicativos, e-mail marketing, dentre outras possibilidades.

A soma dos esforços na mídia tradicional e no ambiente digital tende a ser uma saída em um mercado ainda em transição. Com a devida avaliação do público de interesse, é possível construir as soluções necessárias para que possa gerar novos negócios e fortalecer a sua empresa em seu segmento de atuação. Nesse processo só não pode deixar de investir no marketing.

origami

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.