COMUNICAÇÃO E MARKETING: Ferramentas que vão ajudar no seu planejamento digital

A Internet levou a comunicação corporativa para outro nível. As ações se tornaram mais abrangentes, novas possibilidades surgiram e os mecanismos de marketing mudaram. Atualmente, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar fora do ambiente digital – e isso vale para as grandes, médias e pequenas companhias. Diante desse novo ambiente, empresários e comunicadores precisam voltar suas atenções para as novas formas de se promover uma marca.

O marketing digital oferece mais facilidades para que uma empresa comece a desenvolver sua comunicação online, afinal tem um custo reduzido se comparado com outros modelos de marketing. Parte disso se dá devido ao grande número de ferramentas gratuitas disponíveis no mercado e que contribuem para a construção de um bom planejamento comunicacional – seja no monitoramento, gerenciamento, análise ou em outras áreas.

Separamos neste artigo algumas dessas ferramentas gratuitas essenciais para aqueles que pretendem começar a investir em marketing digital. Confira as próximas linhas!

AdGooroo
Devido ao seu potencial para o fornecimento de inteligência para marketing digital, essa ferramenta é bastante utilizada pelos profissionais do setor. Esse aplicativo consegue reunir dados relevantes para o planejamento de campanhas de Links Patrocinados. Com ele, é possível monitorar os anúncios de até dez concorrentes, além de fornecer os dados de posicionamento de cada anúncio e a incorporação de pesquisas por palavras-chave.

SemRush
Outra ferramenta bastante comum entre profissionais da comunicação online. E, mais uma vez, porque oferece informações valiosas para o seu planejamento – e aqui se inclui os trabalhos de benchmarking. Entre as funcionalidades estão o monitoramento das palavras-chave orgânicas e de expressões combinadas, o que permite melhores resultados em suas campanhas. Isso, sem contar as ferramentas de Search Engine Optimize (SEO) e o fornecimento de outros dados. O acesso gratuito é limitado e para uma funcionalidade completa é preciso desembolsar alguns dólares.

Mail Chimp
O e-mail marketing é uma das estratégias de comunicação online mais antigas e, mesmo assim, ainda tem muita “lenha para queimar”. O Mail Chimp é uma ferramenta gratuita que conta com diversas funcionalidades para quem pretende usar e-mail marketing, seja para a distribuição de conteúdo ou para a conversão de vendas online. Com essa ferramenta é possível criar listas de e-mails e distribuí-las, além de outros recursos.

Social Mention
Ferramenta usada para o monitoramento de menções a uma marca, pessoa, produto ou notícia em blogs, microblogs, imagens, vídeos, perguntas e sites. E o que ajuda a tornar esse recurso atrativo é que os dados são fornecidos em tempo real. Com isso, é possível saber o que está sendo compartilhado sobre empresas, pessoas, marcas e, até mesmo, conteúdos.

Google Keyword Tool
Ferramenta bastante útil para quem produz conteúdo e trabalha com Inbound Marketing. Com elas é possível procurar as melhores palavras-chave para usar em títulos, manchetes e no corpo dos seus artigos. Isso não quer dizer que só de usar esse recurso todo o conteúdo que produzir vai alcançar o melhor ranqueamento, mas uma coisa é certa: você terá chances muito maiores de alcançar os resultados esperados – e até mesmo superá-los.

Quais as ferramentas de marketing digital experimentou? Compartilhe com a gente um pouco da sua experiência!

origami

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.