COMUNICAÇÃO E MARKETING: Facebook, um gigante no ambiente digital

Já há algum tempo que as redes sociais fazem parte da rotina diária das pessoas. No Brasil, esse mecanismo de relacionamento começou a se popularizar com o finado Orkut, que abriu porta para que novas opções ganhassem o mercado em terras tupiniquins. Mas, de todas as redes sociais que surgiram, uma tem se mostrado imbatível em número de usuários, acessos e relevância no mundo digital.

O Facebook, hoje, é a rede social mais utilizada em todo mundo. Somente o número de usuários e acessos garante grande importância para esse sistema, mas é a quantidade de informações geradas disponibilizadas por esses usuários que torna o site imprescindível para a comunicação online. Diariamente, milhões de pessoas estão lá compartilhando os seus pensamentos, opiniões, experiências diárias e interagindo umas com as outras.

São essas informações que fazem com que o Facebook se torne extremamente atrativo para a publicidade, comunicação e marketing digital. Primeiro por ser um ambiente que reúne grande número de pessoas (e aí temos a oportunidade de boa exposição da marca); em segundo, por permitir um alto nível de interação entre empresas e consumidores (e isso pode ser explorado desde SAC 2.0, passando pelo feedback de produtos e chegando na própria construção de identidade); e, por fim, na publicidade direcionada que permite atingir e se relacionar com públicos específicos (a segmentação pode ser uma grande aliada em qualquer campanha).

Para se ter uma noção mais clara da relevância e abrangência do Facebook, analisemos os números da empresa no Brasil. Esses dados foram divulgados em janeiro deste ano durante a Campus Party:

  • 99 milhões de usuários ativos mensais;
  • 89 milhões de usuários móveis ativos mensais;
  • 8 em cada 10 brasileiros conectados estão no Facebook.

Essas informações mostram todo o alcance da rede social em nosso país. Números que podem ser facilmente reproduzidos em outras localidades. Dessa forma, uma empresa que não está gerenciando a sua marca nesse ambiente digital está perdendo um excelente – e barato – aparato de comunicação e divulgação. Esses números também apontam outra importante tendência na Internet: o mobile, que a cada ano ganha mais relevância e exige que as empresas desenvolvam mecanismos de trabalho específicos para essa plataforma.

Para fechar este artigo, que tal passar os olhos nos números da “família Facebook” pelo mundo. E, neste caso, também reunimos outros aplicativos que foram adquiridos por essa gigante da tecnologia e que também se destacam entre os sistemas de relacionamento: WhatsApp e Instagram.

  • 850 milhões de pessoas no Facebook Groups;
  • 900 milhões de pessoas no WhatsApp;
  • 1,48 bilhão de pessoas no Facebook;
  • 800 milhões de pessoas no Facebook Messenger;
  • 400 milhões de pessoas no Instagram.

O potencial de investimento na marca e a possibilidade de retorno em cima dele é imenso. Mas, para isso, é necessário desenvolver um trabalho que possa alcançar o seu público e gerar o retorno esperado. Mesmo assim, fica a questão: por que não está investindo na comunicação e marketing digital?

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A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.