COMUNICAÇÃO E MARKETING: Facebook agora tem transmissão ao vivo de áudio. Saiba mais!

O ano de 2016 foi recheado de novidades para os profissionais de marketing – sobretudo para aqueles que trabalham no ambiente digital. O Twitter apostou na melhora de sua segmentação de anúncios; o WhatsApp passou a trabalhar em sua versão empresarial; o Google lançou um mecanismo para checar a veracidade de informações; o Instagram mudou a ordenação do seu feed, disponibilizou sua versão business, transmissão ao vivo de vídeos e o modo Stories; enquanto o Facebook alterou o feed de notícias, fechou o cerco contra os títulos caça-cliques e inaugurou o Creative Hub – nova ferramenta para criações de anúncios.

Foram tantas as novidades voltadas para o mercado de comunicação e marketing que era difícil imaginar que antes de o ano encerrar haveria mais alguma mudança nas plataformas sociais online. Mas a equipe de Mark Zuckerberg não quis esperar a chegada de 2017 e, no final de dezembro, anunciou a chegada do “Live Audio”, que permitirá que as pessoas façam transmissões ao vivo somente com áudio – a função vídeo já estava disponível há algum tempo.

De acordo com o comunicado oficial do Facebook, “às vezes os produtores de conteúdo querem contar uma história com palavras e não vídeos”. Além do interesse de pessoas e profissionais de comunicação em registrar materiais apenas em áudio, a rede social ainda levou em consideração que muitos lugares contam com conexões de internet de baixa velocidade, o que torna mais complicado a transmissão de vídeos ao vivo. Assim, o áudio é uma alternativa menos pesada e que pode ser bastante eficiente.

O comunicado ainda explica que “as pessoas, muitas vezes, gostam de ouvir áudio enquanto fazem outras coisas. As pessoas que usam dispositivos Android poderão continuar ouvindo uma transmissão de áudio ao vivo, mesmo que deixem o aplicativo do Facebook ou bloqueiem seus telefones, enquanto os ouvintes do iOS poderão continuar ouvindo enquanto navegam em outras partes do Facebook”.

A nova ferramenta abre diversas possibilidades para produtores de conteúdo: comunicados em áudio para o seu público, entrevistas, transmissão de programas e podcasts, leitura de livros, permitir que outros conteúdos sejam consumidos enquanto escuta uma transmissão, facilitar o acesso das pessoas a uma gama maior de materiais, dentre outras possibilidades que podem ser exploradas pelos profissionais de comunicação e marketing.

Apesar de abrir novas fronteiras de atuação na principal rede social do mundo, o “Facebook Live Audio” ainda não tem data certa para ser disponibilizado para o grande público, mas algumas páginas já têm a oportunidade de usar e testar o novo recurso. A previsão é de que ainda em 2017 as transmissões ao vivo em áudio possam ser usadas em larga escala.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING

origami

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.