COMUNICAÇÃO E MARKETING: Comunicação como estratégia para o crescimento empresarial

Atendimento, sistema de vendas, qualidade de produtos ou serviços, gerenciamento… essas são algumas das ações que fazem com que uma empresa tenha sucesso. Porém, em muitos casos não é o suficiente para vencer a concorrência e conseguir o destaque necessário dentro de um mercado. Não adianta ser bom no seu segmento de atuação se os seus clientes não sabem disso. É por isso que a comunicação é, hoje, uma ferramenta estratégica imprescindível para as empresas que buscam o sucesso.

Ainda mais no momento em que nos encontramos. Vivemos o período da informação, onde tudo é compartilhado rapidamente – e esquecido na mesma velocidade. Um produto logo é engolido por outro, enquanto o mercado consumidor transita entre as diversas opções que lhe são oferecidas. Isso obriga o empresário a saber reinventar os seus produtos e serviços, assim como exige a criação de estratégias que possam deixá-lo sempre em evidência.

Nesse sentido, os setores e empresas de comunicação irão trabalhar estratégias para ampliar, destacar e consolidar uma marca. Esse trabalho deve ser feito por profissionais especializados, pois são eles que reúnem as habilidades necessárias para identificar quais são os elementos a serem divulgados e quais são as melhores formas de fazer essa promoção e os canais que serão usados.

Conjunto de ações
Promover a imagem de uma empresa é um trabalho que pode ser complexo. São diversas as áreas que podem ser trabalhadas. A comunicação pode acontecer na formatação do layout da empresa ou na elaboração de novas embalagens que atraiam o consumidor. Assim como acontecer por um modelo tradicional de publicidade, como outdoors e panfletos. Ou, quem sabe, utilizando um spot de rádio ou um comercial de TV.

As novas mídias aparecem como um sistema de comunicação a ser explorado. As redes sociais podem ser um canal de contato direto com a oferta de informações, promoções e até mesmo um sistema de atendimento ao consumidor. Blogs e sites podem ser ferramentas bastante interessantes, tanto para a criação de um e-commerce quanto para a formatação de um veículo que ofereça informações relevantes e que agreguem conhecimento ao seu cliente – uma estratégia de relacionamento que pode tornar a sua marca ainda mais relevante.

Mas como saber qual estratégia usar? Essa é a função do profissional especializado, que saberá identificar as suas necessidades e como trabalhá-las, traçando um planejamento de comunicação e produzindo os itens necessários para colocar em prática. Mas, independente de qual estratégia comunicacional será usada, os resultados para a sua empresa serão fantásticos.

Afinal, a sua marca irá chegar a um número maior de pessoas – clientes atuais e em potencial –, se comunicará com mais eficiência e se tornará ainda mais relevante dentro do mercado. Além de agregar valor e credibilidade aos seus produtos ou serviços. E qual empresário não quer isso para a sua empresa?  Por isso a comunicação deve ser pensada como estratégia de atuação para qualquer empreendimento.

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