COMUNICAÇÃO E MARKETING: Como escolher o primeiro influenciador digital para a sua marca

Uma das maneiras de investir em Marketing Digital para o seu negócio é desenvolver parcerias com os influenciadores digitais. Os blogueiros, youtubers, snapers, facebookers, entre outros, tem o poder de popularizar sua marca e alavancar suas vendas com apenas um click.

Estudos comprovam que compartilhar conteúdo por meio de influenciadores aumenta a conversão de vendas de 3 até 10 e, para obter números exatos de conversões, existem plataformas que automatizam o Instagram e geram relatórios detalhados, como a Growsocial.

Com milhões de seguidores, essas “celebridades” conseguem atrair e influenciar o público que os segue. Com nicho de mercado bem definido, os influenciadores tem poder sobre seus seguidores. Em sua maioria, os influenciadores dividem momentos de sua vida com o grande público, fazendo com que seus seguidores se aproximem, “comprando” a opinião e dicas oferecidas por eles.

Esta parceria rentável não é uma tarefa tão simples. Pois você precisa encontrar a pessoa certa para realizar o Marketing de Influência da sua empresa. Para isso, é preciso que ela tenha características da sua marca, esteja conectada com o nicho do seu produto e uma série de outros requisitos. Para tanto, separamos algumas dicas para ajudar na escolha do influenciador ideal para sua marca.

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  1. Como encontrar influenciadores

A ferramenta Social Brunch ou a BuzzMonitor (ambas em português) são softwares que poderão te ajudar a pesquisar bases de dados de influenciadores.

Além de utilizar estes aplicativos, é importante que você realize um trabalho de stalker. Busque no Google e nas redes sociais dos influenciadores potenciais informações relevantes. É importante que você conheça o público-alvo, nicho de mercado, histórico comportamental e anunciantes anteriores para entender se os valores do influenciador são compatíveis com os da sua empresa.

  1. Solicite um Mídia Kit

Peça ao influenciador seu mídia kit ou portfólio. Nele você encontrará os dados de acesso, números de alcance nas redes sociais e as marcas já divulgadas por eles.

  1. Crie um briefing e um Mood Board

Desenvolver o conteúdo junto com o influenciador te ajudará a entender o que faz sucesso na rede. É interessante criar um briefing com os objetivos que busca alcançar, deixando sempre o influenciador dar o seu toque espontâneo e criativo ao conteúdo. Apresente o briefing com um mood board (quadro de atmosfera com imagens de referência) para ajudar a obter uma ideia visual das postagens.

  1. Estabeleça um cronograma

É interessante realizar postagens simultâneas com o influenciador. Para isso, apresente um cronograma com as quantidades e prazos dos conteúdos. Estabeleça uma legenda atrativa, natural e direta.  Ao mencionar a marca no perfil do influenciador, utilize a mesma imagem postada no Instagram da sua empresa.

  1. Formalize um contrato

Os influenciadores cobram uma taxa por seus serviços, que varia de acordo com sua popularidade e alcance. É possível negociar para que eles recebam os produtos ou serviços como parte da taxa. Para tanto, é importante formalizar um contrato para garantir a segurança de ambos.

Um meio de divulgar sua marca sem custos adicionais é enviando seu produto gratuitamente para o influenciador. É muito comum estas “celebridades” fazerem postagens no Stories mostrando os chamados “recebidos”. Mas para isso eles precisam realmente gostar do produto enviado, então você precisa caprichar no “presente”.

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