COMUNICAÇÃO E MARKETING: Atuar na Internet é mensurar os resultados

Em uma entrevista concedida ao site Trem das Gerais, a designer Thalita Lefèr, a mente por trás do canal Amarelo Criativo, ao falar sobre o trabalho na Internet alertou: “faça o que você gosta, mensure os resultados e continue trabalhando”. A dica é bastante simples, mas bastante importante para aqueles que se aventuram no universo online. Em um meio dinâmico e que reúne pessoas diversas, o único jeito de determinar se está no caminho certo é acompanhando e avaliando o resultado de cada ação.

Certamente que todo o processo criativo envolvido na produção de um blogpost, de um web vídeo ou de uma arte para as redes sociais é de grande importância para o marketing digital, mas todo esforço será perdido se não houver uma estratégia para mensurar os resultados desse trabalho. É necessário avaliar o desempenho para saber se está ou não dando resultado e, assim, definir as suas próximas estratégias – inclusive consertar o rumo se for necessário.

O grande problema é que muitos profissionais não dão a devida atenção a essa etapa do processo de comunicação. Seja por não saberem fazer a mensuração, por ser uma ação que demanda tempo ou simplesmente por não quererem enfrentar o desafio de analisar números. Mas ao deixar isso de lado os profissionais de marketing estão abrindo mão de uma ferramenta poderosa para acompanhar os resultados e saber se determinada estratégia deu o retorno esperado ou não.

Além de analisar a taxa de retorno, a mensuração ainda contribui de maneira determinante para a tomada de decisões, o planejamento estratégico de comunicação, a compreensão da abrangência da marca no ambiente digital, a influência das ações nas redes sociais e no entendimento de todo o processo de marketing. Ou seja, um recurso determinante para o desenvolvimento do departamento de comunicação de qualquer empresa – seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Assim, uma ação de marketing se constrói em cima de várias ações integradas: a compreensão do público que pretende atingir, a definição das mídias em que irá trabalhar, o planejamento do conteúdo que será criado – e, claro, todo o processo de criação dele – e a divulgação dessa estratégia. Com tudo sendo fechado com um bom trabalho de mensuração, que lhe dará as informações necessárias para construir as suas próximas ações com mais eficiência.

Tempos modernos
Algum tempo atrás a mensuração de uma estratégia de marketing era bem mais trabalhosa. Porém, a Internet vem mudando e, para nossa imensa felicidade, tornando tudo um pouco mais fácil. Hoje é possível encontrar em qualquer lugar diversas ferramentas que fornecem as mais variadas informações. Hoje, posso afirmar, é possível medir praticamente tudo o que você coloca no ambiente online.

O Google Analytics, por exemplo, fornece um conjunto de informações bem amplas e disponíveis para qualquer site. As redes sociais também disponibilizam esses dados – o Facebook possui uma gama bastante diversificada e plataformas como Twitter e Instagram também contam com os seus serviços de mensuração. Sem contar as diversas outras ferramentas que podem ser contratadas para esse tipo de serviço. Portanto, não há desculpas para deixar a medição de resultados em segundo plano.

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A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.