Há pouco tempo os modelos de comunicação e marketing adotados pelas empresas se restringiam ao ambiente off-line, com a utilização de mídias tradicionais como panfletos, outdoors, revistas/jornais e rádio/TV. Porém, com o avanço da internet e da tecnologia, novos modelos comunicacionais surgiram e, hoje, não há como relegar o ambiente digital – que vem ganhando cada vez mais espaço e importância.
Atualmente, os clientes, na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço, buscam informações na internet. Um processo que permeia toda a rotina de vendas: antes, durante e após o contato das pessoas com a marca ou produto. Esse sistema se tornou ainda mais dinâmico e presente na rotina dos clientes depois da popularização dos smartphones e das tecnologias mobile.
Dessa forma, podemos afirmar que as fronteiras entre as ações off-line e online estão mais permeáveis e, no caso da comunicação e marketing, se tornam estratégias complementares para quem busca mais abrangência para sua marca, produto ou serviço. As negociações, portanto, acabam sendo atreladas a esses dois universos e profissionais do setor e empresários precisam saber trabalhar de maneira complementar o outbound e inbound marketing.
Neste artigo fazemos uma reflexão sobre como estratégias off-line e online podem se comunicar e contribuir para o fortalecimento de uma marca e gerar mais negócios para as empresas. Confira os próximos parágrafos!
Pontos de vendas
Apesar de o e-commerce e os serviços online viverem uma crescente no mercado, as lojas físicas ainda são os principais modelos de comércio. Ainda assim, esses pontos de venda se beneficiam – e muito – das ações de marketing digital. A internet é uma excelente alternativa para criar um canal de contato direto com os clientes, atrair pessoas para as lojas e tornar a marca uma autoridade de mercado ao atrair e engajar pessoas no ambiente digital.
Porém, essa relação não deve acontecer apenas em um sentido. Se as estratégias online contribuem para o desenvolvimento do negócio, é possível utilizar as ações off-line para direcionar seus clientes para as mídias digitais, reforçando o relacionamento e aumentando as possibilidades de atuação – principalmente com a elaboração de conteúdo relevante.
Feiras e eventos
Estabelecer novos contatos, fortalecer o relacionamento com outras empresas e fornecedores e ter um ambiente diferenciado para apresentar produtos e serviços, são algumas das vantagens de se participar de feiras e eventos. Apesar desses benefícios, o custo de investimento nesse tipo de estratégia é alto e a mensuração de retorno é bastante complicada. Isso sem contar que existe o risco de perder parte dos contatos estabelecidos devido às dificuldades em se manter uma relação posterior às feiras ou eventos.
É justamente nesse ponto que o marketing digital se torna um aliado importante para esse modelo de estratégia off-line. É possível criar ações online para mensurar clientes interessados em participar dos eventos; estabelecer canais de comunicação, como o e-mail marketing, para estabelecer contatos pós-eventos; dentre outras possibilidades de atuação entre o outbound e inbound marketing.
Mensuração de resultados
Avaliar o resultado de uma ação off-line é bastante complicado e nem sempre pode condizer com a realidade. Porém, no ambiente digital, essa mensuração é mais simples, completa e permite um entendimento mais integral da sua estratégia. Ao estabelecer um modelo de marketing que utilize esses dois formatos de comunicação, fica mais fácil avaliar o trabalho, além de construir um sistema mais abrangente e eficiente.