COMUNICAÇÃO E MARKETING: A importância do design responsivo para seu site

A agência We are Social, especializada em social thinking, tem se dedicado nos últimos anos a produzir relatórios consolidados sobre o mundo digital e, com isso, reunir uma base de dados relevantes sobre o assunto. O último estudo divulgado pelo grupo trouxe números importantes sobre a penetração digital no Brasil.

Com uma população que supera os 200 milhões de habitantes, o Brasil conta atualmente com pouco mais de 120 milhões de usuários de internet – ou seja, aproximadamente 58% dos brasileiros já contam com o serviço. Desse universo de usuários, 103 milhões são membros ativos de redes sociais, sendo que 88 milhões acessam os seus perfis por meio de plataformas mobile.

O dispositivo mais utilizado pelos brasileiros é o celular, de todos os tipos, que são parte do dia a dia de 91% da população adulta – porém, os smartphones são utilizados por 53% dessas pessoas. Em seguida aparecem os computadores (notebooks e desktops), que são usados por 36% dos adultos; os tablets, usados por 13% das pessoas; os dispositivos de streaming para TV, presentes na rotina de 6% dos brasileiros; e os wearables, usados por apenas 1% da população do país.

O estudo ainda aponta a média de tempo diário gasto na internet: 5 horas e 14 minutos para os usuários de computadores e tablets; e 3 horas e 56 minutos para os usuários de smartphones. Além disso, 78% das pessoas acessam a internet diariamente, 14% uma vez por semana, 6% uma vez por mês e 2% acessam a internet menos do que uma vez por mês.

Esses números confirmam algumas tendências dos últimos anos. O ambiente digital está cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro e já ocupa um espaço relevante em sua rotina diária, e muito disso impulsionado pelo crescimento do mobile no país, que tornou ainda mais abrangente o acesso à internet e as redes sociais. Um comportamento que precisa ser levado em consideração por quem trabalha com comunicação e marketing.

Sites responsivos

Com a diversificação de dispositivos utilizados para acessar a internet, os web sites precisam se adaptar para que possam oferecer uma experiência agradável para as pessoas que os acessam de diferentes telas. Os sites que adotam esse sistema de adaptação são chamados responsivos e, agora mais do que nunca, são necessários para as empresas e marcas que usam a comunicação digital.

Os dados da pesquisa elaborada pela We are Social confirmam a necessidade de se investir nesses mecanismos, mas os benefícios de um site responsivo vão além da boa experiência do usuário. Só para ter uma ideia, o buscador do Google dá preferência para os sites que contam com essa tecnologia, o que aumenta o seu ranking dentro da plataforma e, consequentemente, o tráfego orgânico.

Além disso, com base nos números apresentados no início deste artigo, podemos aferir que muito do que circula nas redes sociais é postado e compartilhado por meio de plataformas como smartphones e tablets. Assim, a necessidade de se contar com um site adaptado para essas ferramentas se torna ainda mais evidente.

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “COMUNICAÇÃO E MARKETING”

origami

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.