COMUNICAÇÂO E MARKETING: 7 termos para você entender melhor o marketing digital

Não importa se é um mecânico, taxista, médico ou advogado, uma coisa os profissionais dessas áreas, assim como vários outros, têm em comum: a linguagem própria do seu ofício. São termos e conceitos que ajudam a entender a rotina profissional e a executar o trabalho. Com a comunicação e o marketing não é diferente! O setor conta com uma grande variedade de conceitos que podem dar um nó na cabeça de quem não está familiarizado com eles.

E para dar uma ajudinha para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o marketing digital ou dar os primeiros passos nessa área, nós separamos alguns dos principais – e mais comuns – termos utilizados no dia a dia dos profissionais de comunicação. Quer desatar esses nós na sua cabeça? Então não deixe de ler as próximas linhas!

Briefing: é o processo de coletar informações e elaborar um plano de ações para a realização de um determinado trabalho. Essencial para qualquer planejamento em comunicação e marketing.

Inbound marketing: uma das tendências dentro do marketing em que as estratégias desenvolvidas pretendem atrair o cliente até a empresa. E não o contrário, quando a empresa busca esses clientes. O foco desse trabalho é despertar o interesse do cliente, conquistar a sua confiança e direcioná-lo para os seus canais de venda. É nesse processo que se insere o marketing de conteúdo.

ROI: ou Return on Investiment, na sigla em inglês. É uma métrica utilizada para calcular a taxa de retorno do investimento da empresa em uma campanha de marketing. Esse cálculo é feito por meio das conversões geradas nas ações de comunicação.

Conversões: é essa palavrinha que mostra para você se as suas estratégias em mídias digitais deram ou não resultados. Isso porque ela determina se os seus potenciais clientes realizaram as ações planejadas. E essas conversões podem acontecer de diversas maneiras: um cliente que se torna tráfego em seu site é uma conversão em clique num link patrocinado ou numa postagem em rede social, por exemplo; e realizar uma venda já é considerado uma conversão em venda.

Lead: aqui está o alvo de grande parte das suas ações em marketing digital. O lead, de maneira resumida, é o seu cliente em potencial. É aquela pessoa que demonstrou interesse pelos seus produtos, serviços ou no mercado em que atua e que, de alguma forma, estabeleceu contato com a sua marca – seja por meio de um cadastro para uma newsletter ou a solicitação de alguma informação pelos seus canais de comunicação. O que permite dar início aos primeiros contatos comerciais.

SEO: Search Engine Optimization, em inglês, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Busca, no nosso português. Consiste em uma série de ações que melhoram o posicionamento do seu site nos diversos buscadores – e, sim, o Google é um exemplo. Essas ações envolvem questões de programação, a definição de descrição e a escolha de palavras- chave, produção e publicação de conteúdo.

Landing page: algumas páginas são pensadas estrategicamente para realizar conversões. Elas são chamadas de landing pages, páginas de destino ou páginas de entrada. A sua criação depende dos objetivos de divulgação da sua empresa e pode envolver a disponibilização de conteúdo ou download de materiais, o que contribui para a geração de leads – lembram deles? –, apresentar os seus produtos e/ou serviços ou realizar vendas.

Agora está mais fácil entender os processos do marketing digital. Mas vocês sentiram falta de algum termo ou conceito neste artigo? Ficou alguma dúvida em relação ao que foi tratado aqui? É só deixar um recado pra gente nos comentários!

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A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.