CINEMA: Uma lista de filmes para acompanhar nas telonas em 2016

O champanhe já foi estourado, as taças tilintaram em brindes e todas as simpatias foram feitas. Pronto! Agora é olhar para frente e aguardar as surpresas que este ano de 2016 nos reserva. E, ao menos no cinema, a expectativa é de que muita coisa boa chegue às telonas e faça a diversão de quem gosta de sentar na poltrona com um balde de pipoca na mão. De remakes aos blockbusters, tem filmes para todos os gostos.

Confesso que, como apreciador da sétima arte, estou bem animado com o catálogo de lançamentos para este ano. Principalmente porque já tivemos contato com trailers, fotos e notícias sobre muitas produções, o que coloca as nossas expectativas lá no alto! E pra ninguém ficar perdido em meio aos filmes que chegam aos cinemas, resolvi usar esta primeira coluna de 2016 para listar as películas que, em minha opinião, valem aquela espiada na tela grande.

Enquanto a luz não se apaga e algum leão apareça rugindo, confira 17 histórias que vão pintar nas salas de cinema ao longo do ano:

Os 8 Odiados (The Hateful Eight)
Qualquer filme que tenha em algum lugar de seus créditos o nome Tarantino já merece muita atenção. Ainda mais se for roteirizado e dirigido por ele. Em “Os 8 Odiados”, Tarantino se inspira nos clássicos de faroeste para contar a história de uma diligência em que os seus passageiros são impedidos de seguir viagem devido a uma nevasca. Daí pra frente as coisas só complicam. O filme tem em seu elenco atores acostumados a trabalhar com o diretor: Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Michael Madsen e Tim Roth. Promessa de mais um clássico tarantinesco.
Data de lançamento: 07/01

Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight)
O filme conta a história da investigação jornalística do The Boston Globe que revelou os abusos sexuais cometidos por padres católicos na congregação de Boston. A investigação acabou por desencadear uma série de revelações dos abusos cometidos por padres em todo o mundo e ainda rendeu o prestigioso prêmio Pulitzer ao Boston Globe. Para contar essa história, o diretor Tom McCarthy reuniu um grande elenco: Liev Schreiber, John Slattery, Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams.
Data de lançamento: 07/01

Creed: Nascido para Lutar (Creed)
A cena do boxeador que, durante o seu treinamento, sobe correndo um conjunto de escadas para, em seguida, pular com os braços erguidos no ar está no imaginário de qualquer pessoa que assistiu a série de filmes sobre o lutador Rocky Balboa. Agora, o Garanhão Italiano retorna às telas como treinador do boxeador Adonis Creed, filho de seu amigo e rival Apollo Creed. É hora dos ringues voltarem às telonas.
Data de lançamento: 14/01

O Regresso (The Revenant)
Na direção temos Alejandro González Iñarritu, que ganhou o Oscar no ano passado com “Birdman”. E no elenco nomes com Tom Hardy, da nova versão de “Mad Max”, e Leonardo DiCaprio, que sempre garante grandes atuações. O filme conta a história de um homem que, em 1820, sobrevive nas inóspitas montanhas norte-americanas. Além de todos esses elementos, teremos um DiCaprio tentando, finalmente, ganhar um Oscar. Será que dessa vez vai?
Data de lançamento: 04/02

Deadpool
Ryan Reynolds já encarnou o Deadpool nos cinemas. Mas ninguém entendeu muito bem aquele personagem de “X-Men Origens: Wolverine”. O ator ganhou nova chance de interpretar o mercenário tagarela e o filme promete trazer uma história bastante fiel ao personagem dos quadrinhos – incluindo a violência e o humor negro típico desse anti-herói. Ah! E um alerta: o traileir aqui embaixo está classificado para maiores de 18 anos.
Data de lançamento: 12/02

Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice)
Com o sucesso do universo cinematográfico da Marvel, a rival DC Comics se viu impelida a também criar o seu universo no cinema. O pontapé inicial veio em 2013 com “O Homem de Aço” e agora busca se fortalecer com “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, que trará em um mesmo filme ao menos três dos seus mais icônicos personagens: Batman, Superman e Mulher Maravilha – e ainda há a expectativa do Aquaman também aparecer. Além, é claro, do conhecido vilão Lex Luthor.
Data de lançamento: 25/03

Mogli – O Menino Lobo (Jungle Book)
Um filme com sabor de infância para muitos (e eu me incluo nesse grupo). O filme é baseado na clássica animação da Disney e nos contos de Rudyard Kipling. Porém, desta vez, a história do menino que é criado por uma alcateia de lobos será contada em live action. Uma nova oportunidade de ver personagens como Shere Khan, Bagheera e o simpático Baloo – “eu digo necessário, somente o necessário, por isso é que essa vida eu vivo em paz”!
Data de lançamento: 14/04

Capitão América 3: Guerra Civil (Captain America: Civil War)
Os filmes de super-heróis chegaram a um novo patamar e estão mais maduros. Parte disso se deve ao grande trabalho que a Marvel vem fazendo no cinema. O próximo capítulo é “Capitão América 3: Guerra Civil”, que colocará frente a frente dois grupos de heróis: de um lado o Homem de Ferro e sua turma, que apoiam uma lei que obriga as pessoas com habilidades extraordinárias a revelar a sua identidade para o governo dos Estados Unidos, e do outro o Capitão América e o seu time, que resolveram se posicionar contra essa exigência.
Data de lançamento: 28/04

X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse)
O lançamento de “X-Men: Primeira Classe” trouxe novo fôlego para a história dos mutantes, que vinha desgastada desde “X-Men: O Confronto Final” e “X-Men Origens: Wolverine”. Desde então, a franquia ganhou novo rumo, como visto em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, e, agora, chega ao seu terceiro filme nessa nova fase. “X-Men: Apocalipse” se aprofundará nas origens dos mutantes na Terra e trará o vilão En Sabah Nur, o Apocalipse, considerado o mutante mais antigo, que pretende garantir a sua supremacia no mundo.
Data de lançamento: 26/05

Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos (Warcraft)
Os games já estão entre os maiores mercados de entretenimento do mundo. E o que acontece se juntarmos um clássico dos jogos com o cinema? Teremos a resposta com “Warcraft”, que narra a primeira batalha entre orcs e humanos. De um lado do conflito está Anduin Lothar, da Aliança, que luta para manter o povo de Azeroth seguro; do outro aparece Durotan, da Horda e chefe do clã Frostwolf, que trava uma batalha para salvar o seu povo e sua família da extinção.
Data de lançamento: 16/06

Procurando Dory (Finding Dory)
Existe alguém que não se deliciou com a animação “Procurando Nemo”? O filme reúne alguns dos personagens mais carismáticos do cinema, incluindo a peixinha de memória curta Dory, que agora ganha um filme para chamar de seu. Em “Procurando Dory”, a nossa heroína deixa o “baleiês” de lado para lidar com vários peixes do seu passado – inclusive com paixões antigas. A história se passa um ano depois dos acontecimentos de “Procurando Nemo”.
Data de lançamento: 30/06

A Era do Gelo 5 – O Big Bang (Ice Age: Collision Course)
Desde 2002 que a série “A Era do Gelo” vem divertindo crianças e adultos. O quinto filme da franquia trará o time formado pelo mamute Manny, o tigre dente-de-sabre Diego e a preguiça Sid enfrentando as mudanças climáticas do planeta. Pra completar a diversão, o esquilinho Scrat promete arrumar muitas outras confusões.
Data de lançamento: 07/07

Esquadrão Suicida (Suicide Squad)
Mais uma adaptação das histórias em quadrinhos da DC Comics. O longa contará a história de um time de super-vilões que trabalha para o governo dos Estados Unidos em troca de redução de suas penas. Porém, as missões que precisam realizar são consideradas impossíveis. Estarão lá personagens como o Coringa, Arlequina, Pistoleiro, Magia, Crocodilo e Capitão Bumerangue. Até o Batman vai fazer uma aparição! Mais um presente para os fãs de quadrinhos.
Data de lançamento: 04/08

Gambit
Os mutantes ainda farão outra aparição nas telonas em 2016. Channing Tatum dará vida ao obscuro e malandro Gambit, que é conhecido pelos seus poderes de manipular energia cinética e distribuir golpes de bastão. Prepare-se para ver muitas cartas voando e coisas explodindo. Ainda sem trailer oficial.
Data de lançamento: 06/10

gambit

Doutor Estranho (Doctor Strange)
Seja interpretando um famoso detetive ou um grande matemático, Benedict Cumberbatch vem mostrando a cada trabalho que é um ator extremamente talentoso. Em 2016, colocará esse talento a serviço da Marvel e de seu universo cinematográfico. O britânico dará vida a Stephen Strange, um cirurgião arrogante que, após um acidente de carro, perde o uso de suas mãos. Ao buscar uma cura para o seu problema acaba se tornando o Doutor Estranho. O filme ainda não conta com um trailer oficial, mas um fã montou o vídeo abaixo.
Data de lançamento: 03/11

Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them)
Mais um filme baseado no universo criado pela escritora J.K. Rowling. Mas, dessa vez, não conta com o seu famoso bruxo, que ficará fora das telonas. Inspirado no livro “Animais Fantásticos & Onde Habitam”, o filme, que se passa 70 anos antes dos eventos de Harry Potter, contará as aventuras do escritor Newt Scamander, que enfrentou diversas criaturas do mundo bruxo. O papel principal será vivido por Eddie Redmayne, que no ano passado ganhou o Oscar de melhor ator pelo filme “A Teoria de Tudo”, em que interpretou o famoso físico Stephen Hawking.
Data de lançamento: 17/11

Rogue One: A Star Wars Story
Após comprar a Lucas Film, os Estúdios Disney começam a investir pesado no universo Star Wars. O lançamento de “O Despertar da Força”, sétimo filme da principal franquia cinematográfica do mundo, mostrou todo o potencial da marca. Além de dar continuidade à saga principal, a Disney resolveu explorar histórias complementares, como é o caso de “Rogue One”, que se passa antes dos eventos de “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” e conta a história de combatentes da resistência que se juntam para roubar os planos da Estrela da Morte. Esse filme é o primeiro de uma série prequels que devem ser lançadas nos próximos anos. Ainda sem trailer oficial.
Data de lançamento: 16/12

star-wars-rogue-one1

E você, concorda com essa lista ou achou que faltou algum filme? Ou então acredita que alguma dessas produções está sendo superestimada? Deixe nos comentários a sua opinião.

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.