CINEMA: Cinco filmes sobre música que você precisa assistir

A música é um elemento essencial para o cinema. As trilhas sonoras contribuem para criar sentido, gerar emoções e dar um novo tom para qualquer produção. Não à toa, as premiações cinematográficas contam com categorias específicas para reconhecer as composições que marcam histórias e passam a fazer parte das nossas vidas.

Certamente grandes produções não teriam o mesmo impacto se não contassem com uma trilha sonora bem elaborada e que, de certa forma, passa a ser mais um elemento do roteiro. Star Wars, uma das grandes franquias do cinema, dificilmente teria alcançado o mesmo sucesso sem o brilhante trabalho de John Williams na composição das músicas do filme. O universo Tarantino seria bem menos interessante se não contasse com a seleção musical do diretor – que a cada novo filme nos surpreende.

A música como elemento de composição de um filme já nos encanta, mas quando ela passa a ser um “personagem”, temos produções de beleza única. Neste artigo separamos cinco filmes em que a música é muito mais do que trilha sonora. Confira!

Whiplash – Em Busca da Perfeição

Direção: Damien Chazelle. Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist, Austin Stowell. Um filme poderoso sobre a vontade de ser músico e a busca pela perfeição no ofício. O longa conta a história de Andrew Neiman, um estudante de bateria jazz em um dos melhores conservatórios do EUA. O jovem busca a perfeição, porém, sofre nas mãos de um professor rígido e tirano. O filme concorreu a cinco Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante (J.K. Simmons), Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som – e venceu nas três últimas categorias.

Johnny e June

 Direção: James Mangold. Elenco: Joaquim Phoenix, Reese Whiterspoon, Tyler Hilton, Waylon Payne. Johnny Cash é um ícone da música mundial e responsável por canções e histórias memoráveis. O filme conta a saga do músico e passa por diversos momentos emblemáticos da sua trajetória: perda do irmão, alistamento no exército, a relação com seu grande amor – June Carter –, problemas com drogas e ex-casamentos, turnês e sucesso.

Coração Louco

Direção: Scott Cooper. Elenco: Jeff Bridges, Colin Farrel, Robert Duvall, Maggie Gylenhaal, Jack Nation. O mundo da música é cheio de altos e baixos, nem todos que alcançam o sucesso conseguem manter essa fama por toda a carreira. O longa utiliza esse plot para contar a história Otis “Bad” Blake, um cantor de country de 57 anos que viu a sua carreira se tornar uma mistura de porres e shows em pequenos bares do interior. O músico conhece Jean Carddock, uma jornalista que acaba por dar outro sentido à sua vida. Jeff Bridges, que faz o personagem principal, faturou o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho no filme.

Balada de um Homem Comum

Direção: Joel e Ethan Coen. Elenco: Oscar Isaac, Justin Timberlake, Carey Mulligen, Adam Driver, John Goodman. A busca pelo sucesso é a principal linha desse filme, que conta a história de Llewyn Davis, um cantor e compositor de folk, que sonha em viver de sua música. Entre confusões com sua amiga – e antigo interesse amoroso – Jean Berkey e seu namorado, Jim, Llewyn Davis embarca em uma viagem em busca de um produtor. Nessa viagem, Davis encontra Roland, outro artista, e vive experiências dolorosas. Um grande filme para os fãs de folk.

Sem Rumo

Diretor: William H. Macy. Elenco: Billy Crudup, Anton Yelchin, Selena Gomez, Laurence Fishburne. Dois anos depois da morte de seu filho, Sam encontra gravações antigas dele e decide tocá-las. Junto com seu amigo Quentin, decide formar uma banda e levar adiante o sonho do seu falecido filho. Mais do que um filme sobre música, a história trata de temas como solidão, luto e a morte.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “CINEMA”

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.